Este artigo pertence ao conteúdo do portal Doutrina Positivista

Bananal, 30 de outubro de 2005.

                                                                                             

“Para que haja Progresso, tem que ocorrer a Ordem; para que haja Ordem tem que ocorrer o Progresso. O Progresso tem que ficar subordinado à Ordem. E finalmente o Progresso é o Desenvolvimento da Ordem”.  Augusto Comte.

 

OS MAIS NOBRES FENÔMENOS SÃO SEMPRE SUBORDINADOS AOS FENÔMENOS MAIS GROSSEIROS”.  Augusto Comte

À

 

 

Escola de Comando e Estado-Maior do Exército - ECEME.                       

 

 

Prezados Senhores,

 

 

Em homenagem aos 100 anos da Criação da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército Brasileiro e devido à confirmação da minha inscrição, pelo Comandante desta Egrégia Entidade de Ensino Militar, Gen. Bda. Luiz Eduardo Rocha Paiva; que se sensibilizou pela manifestação do meu interesse em participar do V  ENCONTRO NACIONAL DE ESTUDOS ESTRATÉGICOS; e por ter se sentido honrado com a minha participação venho por meio desta, presenteá-los com um artigo, redigido com um esforço de último momento, sobre as DISCIPLINAS, não só dos Militares como dos Civis; que tem suas bases nos seus respectivos DEVERES, que fazem parte da composição das Leis Naturais da Ciência Moral Teórica Positiva.

 

 

Não tenho dúvida que em 1905, os grandes líderes militares que participaram da criação da ECEME, eram positivistas, simpatizantes do positivismo ou o respeitavam.

 

No entanto, com a maximização do capitalismo democrático, por conseguinte com a incrementação das disputas, da maximização do egoísmo sobre o Altruísmo, que vem provocando uma quantidade enorme de patologias sociais, de origem do não cumprimento de condutas Morais Positivas necessárias a uma melhor harmonia na convivência social. 

 

Temos apreciado nestes últimos 20 anos, no Mundo e principalmente aqui no Brasil, que a Ordem tem ficado cada vez mais anárquica e o Progresso cada vez mais retrógrado.

 

O que adiantam grandes planos Estratégicos no Campo Material ($) e Intelectual Científico se o terceiro pé do tripé, para manter o equilíbrio do Bem Estar da Sociedade Brasileira e de outras Nações, está totalmente apodrecido – me refiro ao não cumprimento das Leis Naturais da Ciência MORAL POSITIVA.

 

O problema brasileiro é primordialmente nos civis, que não possuem uma escola tipo da AMAN e ECEME, que ainda sem saber tem grande influencia da Moral Positiva, que educam a formação básica de seus profissionais. POSITIVO!

 

A grande maioria dos Civis, não tem noção de Rés Pública. A roubalheira está terrível, em todos os níveis e em todos os seguimentos da sociedade; muitos poucos se salvam. É difícil fazer amizade com alguém.

 

Quando pesquisei para escrever o meu livro sobre a China – Ao Povo e ao Governo da República Popular da China, deparei me assustado com o número de ladrões em uma de suas províncias:

 

“Em 1911, o Doutor Sun-Yat-sen (1886 – 1925), fundador da República da China, depois de correr o mundo atrás de dinheiro para fazer uma revolução, pois se sentia humilhado em ver o seu povo ser explorado pelos estrangeiros, principalmente pela humilhação dos estrangeiros que tomavam conta das alfândegas; foi prezo na Inglaterra e deportado e salvo por amigos que fizeram os ingleses mudarem de opinião; e depois, ainda no exterior, tomou conhecimento, que as forças revolucionárias tinham vencido e o haviam escolhido para ser Presidente, chegando aclamado em Hong-Kong. Mas foi logo substituído por um revolucionário da velha escola Yuan Shi-ka, e seguiu para Cantão para ensinar e inspirar os moços na arte de governar; falecendo em 1925, deixando todas as províncias, sem uma mesma direção, já não estavam instituindo mais o hábito da obediência aos costumes e as leis; fraca em patriotismo nacional e forte em provincial; a China caiu na guerra entre o norte e sul, duma seção contra a outra; do que não tem, contra o que tem; do moço contra o velho. 

 

Os aventureiros organizavam exércitos, como tuchuns, as províncias isoladas, cobravam impostos, produziam ópio, e saiam em incursões, para anexar aos seus domínios, novas vítimas. A indústria e comércio, taxada por um general, e por ora por outro, caíram na desordem e no desespero; bandidos impunham tributos, roubavam e matavam sem que nenhuma força pudesse combatê-los. Os homens se tornavam soldados ou bandidos, para não morrerem de fome; e destruíam os campos de outros homens, que para não morrerem de fome, também viraram soldados ou bandidos. Isto não está muito longe faz 84 anos.

 

Reservas de uma vida inteira ou a modesta loja de uma família industrial eram apropriadas por um general, ou saqueada por um grupo de ladrões.

 

Na província de Honan, em 1931 havia 400.000 bandidos.

 

No meio de tamanho caos, mergulhada em uma guerra civil, na qual os chefes militares locais, apoiados por potências estrangeiras, disputavam fragmentos do país.”

 

Mais alguns poucos anos o Brasil, se os Governantes brasileiros não educarem Moralmente e Positivamente os seus cidadãos, vamos chegar com facilidade nestas cifras; se já não estamos bem próximo.

 

 Vide o que ocorre hoje neste nosso Brasil, onde as ONGS se apoderando de terras da Amazônia, bem como outras loucuras de que geram inseguranças ao Território Nacional, principalmente pela corrupção gerada pelos políticos e os meios de comunicação pregando subjetivamente a luta, a disputa, à guerra, que dão exemplos não positivos a toda população; principalmente aos jovens e as crianças”.

 

Infelizmente não ensinam aos Tecnólogos Economistas, que sem a MORAL POSITIVA, não construiremos nada para o bem da Humanidade.

 

Quanto aos USA, posso encaminhar que:

 

Caso a “entropia moral positiva da sociedade dos USA, atinja o zero”, dará lugar, dentro dos USA, um grande “buraco negro”, que a nós todos sugará. Os Governantes Americanos já deveriam estar se preocupando, mais com seus problemas internos que os externos. O econômico é controlável a curto e médio prazo, mas o moral positivo e o intelectual científico, levam mais tempo, para serem atingidos. O Império pode quebrar, mesmo com uma dita boa economia, mas basta que continue uma tendência de péssima formação Moral Positiva de sua população, para que haja um colapso de difícil e rápido retorno. Os ensinamentos da Moral Positiva são sólidos, mas são lentos para serem atingidos.

 

 

Por isso, solicito licença e sugiro que seja analisado pelo Alto Comando, a introdução de Estudos Estratégicos de Moral e Cívica para que o Povo Brasileiro venha ser educado ao um nível de Sentimentos – individuais, domésticos, cívicos e planetários; para que aprendam subordinar o egoísmo ao Altruísmo; a análise a síntese; o direito aos DEVERES; e do Progresso à Ordem. E cuja elite governante possa realmente governar para o bem da maioria; isto é: para os pobres e os ricos, influenciado por uma tecnologia econômica que venha estreitar a faixa de ganho entre eles, com a eliminação dos milionários e dos miseráveis.

 

Mas para alterar a base do sentimento leva-se de 2 a 3 gerações. Para contornar esta espera temos simultaneamente criar um Regimén para tamponar a ação dos corruptos. Tenho proposto o Regimén Republicano Societocrático Trabalhista / Capitalista; acoplado a uma Constituição Societocrática; com um Novo Código Civil, um Novo Código Penal e um Grande plano detalhado de Educação e de Instrução, utilizando as novas técnicas de Informação, para que em curto prazo venhamos a sentir mudança de rumo. Se for do agrado dos Senhores, em outra oportunidade posso abordar este assunto.

 

Não adianta todo este esforço de planejamento Estratégico junto ao Capital Material e ao Capital Intelectual Científico se a amálgama gerada pelo Capital Moral estiver frontalmente enfraquecida.

 

Para enriquecer estas idéias, nas bases desta proposição Moral / Ética vou expor alguns temas dentro da Ciência que governa a Moral Positiva; que é a Ciência Moral Teórica Positiva, ou Ciência da Construção ou ainda conhecida como Psicologia Científica, pelos positivistas; sobre a qual também escrevi um livro.

 

Esperando ter colaborado com velhas idéias, que devido ao desconhecimento da maioria dos humanos, tem sido postergada para último plano e que, no entanto são essenciais e primordiais para que ocorra o Desenvolvimento do Bem Estar Social da Nação Brasileira, e de outras partes do Mundo, de forma sustentável.

 

Nem tudo que está sendo colocado no artigo em anexo pode ser posto em prática agora, mas serve de meta, para se retirar idéias e novos pensamentos para amenizar os estados patológicos que socialmente vivemos agora.

 

Sem mais para o momento e no aguardo para estar presente no VENEE, despeço-me, desejando-lhes,

 

Saúde com respeito e Fraternidade

 

Paulo Augusto Lacaz.  www.geocities.com.br/doutrinapositivista

 

 

PS; (1) Jamais é minha intenção doutrinar ninguém na Doutrina Positivista, mas temos de convir que ao congelarmos nossas diferenças podemos pinçar um sem número de solução de ordem científica pelo Positivismo, para encontrarmos meios pacíficos para atender o desenvolvimento da Humanidade.

 

(2) Não pertenço a nenhuma instituição, tal como Clube ou Templo Positivista, no Brasil ou no Exterior.