Este artigo pertence ao conteúdo do portal Doutrina Positivista

Rio de Janeiro, 21 de outubro de 1996

 

Á

Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro

Rua Benjamin Constant 23 - 6 andar

Rio de Janeiro - Brasil

 

 

At: Cardeal Arcebispo Dom Eugênio de Araújo Sales.

Assunto : A Parceria do Século.

Eminentíssimo

Cardeal Arcebispo

da

Cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro,

 

Após alguns dias de reflexão, criei a coragem de prosseguir nas minhas tarefas de contato com a minha querida e real Igreja Católica, que me deu as bases morais para um bom comportamento humano, através do Catolicismo.

Tenho apreciado a vossa conduta, nas suas prédicas dominicais, pela televisão, o que realmente me traz certa tranqüilidade em saber que ainda existem, pessoas que se preocupam com a Moral e com estes estados de coisas neo-liberais , que prejudicam enormemente a vida em Sociedade e mesmo a Individual.

Gostaria que o Senhor, lêsse as duas Cartas, que enviei à PUC e também a resposta do reverendo, para prosseguirmos, se for do seu agrado, em mantermos trocas de idéias, que provavelmente, poderão assessorá-lo melhor, nesta fase atual, deste modernismo neo-liberal, altamente prejudicial a todos nós.

Sem mais para o momento, permaneço as ordens,

Saúde, Respeito e Fraternidade,

P.A. Lacaz (Esta carta foi respondida)

Rio de Janeiro, 21de novembro de 1996

 

Á

Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro

Rua Benjamin Constant 23 - 6 andar

Rio de Janeiro - Brasil

 

 

At: Cardeal Arcebispo Dom Eugênio de Araújo Sales.

Assunto : A Parceria Espiritual do Segundo Milênio.

 

Eminentíssimo

Cardeal Arcebispo

da

Cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro,

Antecipadamente quero registrar que fiquei muito lisonjeado, por ter Vossa Eminência respondido à minha carta, datada de 21 de 0utubro de 1996 .

Tenho certeza, e espero que o Senhor concorde, que o Problema do Mundo, é fundamentalmente o excesso de egoísmo, que deve continuar sendo sempre e cada vez mais amenizado pelas religiões, seja ela qual for, mesmo que os Cultos, os Dogmas, e os Regimens respectivos pareçam díspares à primeira vista.

Sabemos que há necessidade sempre de termos uma Fé e um Amor para termos sempre uma Esperança ; para que ocorra um Entusiasmo, que aguce nossa Inteligência, para que nosso Cérebro, elabore raciocínios, que resolvam os problemas por meio de Deus, ( quer seja ELE concebido como um Ser de natureza Objetiva, quer seja concebido como um Ser de Natureza Subjetiva), para que haja sempre razão de se Viver.

Nós não renegamos Deus como os ateus; nós O afirmamos como um Ser Subjetivo, de existência puramente Subjetiva, da nossa mente isto é, o cérebro vivo e em funcionamento. DEUS participa da vida dos realmente positivistas, sendo glorificado em datas especiais do mês do nosso Calendário Sociolátrico Abstrato, dedicado em particular ao Monoteísmo.

Para nós , DEUS é o nosso Pai Subjetivo da Humanidade. Vive e viverá sempre conosco. A nossa Deusa , a Humanidade , é o conjunto contínuo dos Seres convergentes do passado, do futuro e do presente; ELA participa tanto do Mundo Objetivo como do Mundo Subjetivo, e visa a melhoria da Ordem Fatal que nos domina ,isto é, o Destino Geral, regido pelas 15 Leis Naturais Universais e pelo conjunto das Leis Naturais Específicas das 7 ciências básicas ( Matemática, Astronomia, Física , Química, Biologia, Sociologia Positiva e Moral Positiva).

Vós Teístas e os Deístas criam Subjetivamente a Idéia de DEUS , como um Ser Objetivo Onipotente , Onipresente , Onisciente e de Bondade Infinita, que será encontrado após a morte. Nós não nos importamos com o que vem após a morte , nos interessamos pelo que nos cabe efetivamente ralizar aqui na Terra, aplicando a sabedoria do Altruísmo ao conjunto das nossas atividades. A consequência natural de uma atividade assim devotada é a lembrança da nossa Imagem pelos outros , como exemplo a ser seguido , eis a noção positiva de Santidade.

Viver às Claras, Viver através de DEUS ou da DEUSA para Outrém.

O Meu VELHO, Grandioso, Respeitado e Eterno DEUS, que tanto me Inspirou Objetivamente, e que hoje me inspira Subjetivamente, eu continuo amando-o, admirando-o e louvando-o ; muito mais pura , terna e intensamente do que quando O temia ; pois naquela época, O obedecia com temor de ser punido, com os castigos do Inferno de Dante ; hoje o amo como um Ser Subjetivo; como a mais preciosa relíquia da Humanidade; Lembrando-me DELE sem nenhum temor de não entrar no reino dos Céus ; pois foi com ELE , que, por meio da Igreja Católica Apostólica Romana, por intermédio das preces que minha querida Mãe, e os Sacerdotes Católicos me ensinaram pelas Cerimonias do Batismo, da Comunhão, da Crisma e do Casamento e da Extrema-unção, que eu aprendi a AMAR. De vez em quando eu me relembro:

In nómine Patris, et Fílii, et Spiíritus Sancti. Amen

Pater Noster Ave Maria

Pater noster, qui es in caelis, Ave, Maria... (ter)

Sanctificétur nomen tuum. Sancta Maria (ter)

Virgo Maria !

Sed líbera nos a malo Ora pro nobis, sancta Dei Génitrix.

Amen. Ut digni efficámur promissiónibus Christi.

Lembro-me ainda de quando, por alguns anos,fui coroinha da Igreja da Glória,do Largo do

Machado em 1950, onde aos domingos, ajudava a badalar os Sinos da campânula e tomar

o vinho, antes de ser consagrado , escondido do reverendo, na Sacristia etc ; ainda ressoa

em minha memória os belos momentos de alegria, para que chegasse o Domingo , a Missa

das Dez, onde com a roupa dominical , de paletó e camisa de festa , me dirigia contente

para ajudar o Reverendo à celebrar a Missa.

E de lá me lembro, no momento da Consagração :

_Oráte, frates : ut meum ac vestrum sacrifícium acceptábile fiat apud Deum Patrem omnipoténtem.

_Suscípiat Dóminus sacrifícium de mánibus tuis / ad laudem et glóriam nóminis sui, / ad utilitátem quoque nostram, / totiúsque Ecclésiae suae sanctae. Amen.

_Per ómina saécula saeculórum.

_ Amen

_ Dóminus Vobíscum

_ Et cum spíritu tuo

_ Sursum corda

_ Habémus ad Dóminum.

__ Grátias agámus Dómino , Deo nostro

__ Dignum et justum est.

_ Vere dignum, et justum est, aequum et salutáre, ............., súpplici confessióne dicéntes:

Sanctus, / Sanctus,/ Sanctus / Dóminus , Deus Sabáoth ./

Pleni sunt caeli et terra/ glória tua./ Hosánna in excélsis.

_ Benedíctus, qui vénit in nómine Dómini./ Hosánna in excélsis.

 

Tudo isto, e muito mais, influenciou a formação da minha Moral, da minha Educação e da minha Disciplina.

Continuo LHE adorando e devendo tudo de bom e harmonioso que recebi no passado , quando da formação do meu Caráter, com muita felicidade em função das imagens subjetivas que criei de Sua existência.

Que bom e como foi maravilhoso ser Plenamente Católico ; somente hoje que sou Positivista, compreendo profundamente a grandeza do Catolicismo.

Não deixei de considerar-me um filho de DEUS, meu PAI CELESTE ; só porque agora já não creio mais em Sua existência Objetiva : isto seria como dizer , que já não sou mais filho de ninguém , só porque meu Pai Terrestre já morreu. É a mesma Lógica afetiva.

Fico alegre em saber que existem pessoas que me rodeiam, cujas almas estão voltadas plenamente para DEUS. Eu as entusiasmo, para que permaneçam com Ele, desejando que elas vivam da mesma forma que eu já vivi, esta grande fase da vida humana.

Gostaria que o Senhor continuasse e sempre encontrasse todo o necessário para a sua realização no Evangelho de Jesus Cristo. Jamais serei impertinente em desejar que o Senhor troque a sua Conduta Religiosa; muito pelo contrário.

Para que as ações sociais e mesmo individuais do bem estar do ser humano na Terra, se consolidassem e se desenvolvessem ainda mais, seria válido, que o Senhores viessem conhecer as Leis Naturais. Criadas por quem, não importa. Para nós, positivistas, não importa quem as criou ; mas se os Senhores concebem que elas hajam sido criadas por DEUS , Magnífico !

Por que os representantes de Cristo, não desejariam conhecer tais verdades da Ciência Positiva para ajudar não só a eles na Terra, como também aos súditos de Deus, que por aqui ainda lutam por um lugar ao Sol, no reino da Terra ?

Nós positivistas referimos `a Humanidade todos os bens da vida ; os Católicos tudo referem ao Todo Poderoso e Sublime DEUS .

Pois bem : isto não é razão para haver antagonismo entre Católicos e Positivistas; uma vez que nós, adeptos sinceros da Religião da Humanidade, não desconhecemos, mas antes proclamamos a todas as horas, com espírito de justa veneração, nobre e cavalheirescamente, os grandes e extraordinários serviços sociais e morais, passados e presentes, do sublime Catolicismo, que , tenho indiscutível certeza, sempre esteve prestando e estará prestando tais serviços à espécie humana.

São Paulo incorporou ao seu dogma, à filosofia de Aristóteles - " O caráter essencial de toda organização coletiva, está na separação dos ofícios e na convergência dos esforços" ; e o verdadeiro Clero Católico, como o Sr. o conhece profundamente, em sua preocupação social, tem vindo aceitando as descobertas da ciência moderna , mesmo as de Galileu, Newton, Lavoisier e Gall, e até mesmo parte da própria Teoria Cerebral de Augusto Comte; vide por exemplo a atuação de Padres no Instituto Brasileiro Psicognomia.

Garanto ao Senhor, que a Doutrina Católica de hoje só difere da Positiva, porque aditam à esta, Concepções Teológico-Metafísicas. Estas concepções, já se acham de tal modo atenuadas, que só persistirão, enquanto o Positivismo não tiver evidenciado na prática ser mais favorável do que o teologismo à cultura de nossa natureza moral.

Mas esta evidência, o Senhor poderá perceber conhecendo a vida dos fundadores do Positivismo - Clotilde de Vaux e Augusto Comte.

A necessidade iniludível de se resolver a questão social, cada vez mais temerosa, e os tremendos desastres que sempre acompanham as pretensas soluções metafísicas, socialistas ou não, tem dado ao Positivismo, ser estudado com crescente afinco, em todo o nosso planeta - Principalmente hoje em dia no Japão.

Irei fazer, para o Senhor um salpicar retrospectivo, dentro deste século, que já está no final, visando mostrar, os caminhos da nossa harmonia e com certeza a nossa futura parceria espiritual.

Em 26 de abril de 1927 o padre Gruber, da Companhia de Jesus, autor de dois extensos trabalhos sobre Augusto Comte e o Positivismo, em carta dirigida ao redator de "La Jeune République" , de Paris, informou que uma Irmã Ursulina estava preparando uma dissertação de Doutorado, sobre o Positivismo na Universidade de Muster, Westphalia.

Na " La Jeune République" , um dos grupos de positivistas de Paris, publicou uma defesa da Santa Sé, grupo que fora violentamente atacado por " La Action Française", outro jornal parisiense. O referido grupo positivista dirigiu na ocasião ao Cardal Dubois, Arcebispo de Paris, uma missiva edificante. A eminente Autoridade Católica deu a resposta que passo, com a tradução portuguesa do texto :

"Senhores ,

Li com grande interesse vossa comunicação. E Subscrevo de boa vontade as duas conclusões que deduzistes sobre a extensão dos direitos do poder espiritual e sobre o erro e o perigo das ambições imperialistas.

Foi-me particularmente agradável ver, nas circunstâncias atuais, tomardes, em nome dos vossos princípios, a defesa do Santo Padre.

A sabedoria da presente intervenção pontifical nunca será demasiadamente posta à Luz

Peço que aceites , senhores , a afirmação de meus sentimentos distintos e devotados.

Luiz, Cardeal Dubois , Arcebispo de Paris."

Desta forma , todo verdadeiro Católico que conhecer o Positivismo, fará suas, as seguintes palavras, do Padre Hyacinthe Loyson :

" Sou monoteísta e creio com todas as forças de minha alma no DEUS homem e na vida de além túmulo. Mas nem por isso, admiro menos, sob mais de um aspecto, a obra magistral de Augusto Comte, na ordem social, científica e religiosa. O seu socialismo é o único eficaz por ser o único conservador; e até em sua religião encontram-se vistas muito elevadas, excelentes instituições de que o catolicismo pode e deve aproveitar-se."

Não podemos esquecer aqui no Brasil, entre outras, quando da morte de Teixeira Mendes, a brilhante oração proferida pelo Vigário de Jacarepaguá , Rev.mo Padre Paulo Maria Lecourrieux , no púlpito da Igreja de Nossa Senhora de Loreto em 3 de julho e na festa patronal do Externato de Santo Antônio Maria Zacarias em 5 de julho .

"Homenagem a um ilustre morto - A pátria brasileira acaba de sofrer uma perda sensível na pessoa do Sr. Raimundo Teixeira Mendes, que espirou na sua residência , à rua Benjamin Constant. Dotado das mais eminentes qualidades de espírito e coração, o extinto consagrou a vida inteira ao culto do amor da humanidade, pregando a mais ampla fraternidade aos concidadãos.

Ele é o autor de interessantíssimos opúsculos sobre a liberdade espiritual, e tive a honra e o prazer de ser o porta-voz de seus princípios, conformes aos nossos, na Liga Pedagógica, combatendo a doutrina do monopólio do estado sobre a liberdade de ensino e a necessidade de antes promover a educação do sentimento, do que combater o analfabetismo.

"A inteligência, dizia ele, age sob o influxo do coração"

Foi um devotado campeão do abolicionismo, ardoroso propagandista do régimen republicano, para cujo estabelecimento grandemente concorreu sendo criador da atual bandeira brasileira.

Fiel aos seus princípios filosóficos, foi sempre um convencido defensor das prerrogativas do "venerando e glorioso Catolicismo".

Ele levantou a voz em favor dos jesuítas portugueses expulsos, atacando o egoísmo do nosso governo, que lhes recusava o agasalho. Bateu-se igualmente para que à Igreja Católica, fossem asseguradas a propriedade e a posse de seus bens, assim como os das ordens religiosas. No decreto da separação da igreja do estado , sugeriu o nobre extinto que se fizesse a reforma, "com o maior respeito a majestade do Culto Católico, bem como a situação pessoal dos Sacerdotes , que então exerciam cargos eclesiásticos", devendo ser mantido a côngrua que percebiam , o que foi aceito.

Todos os anos como ele me informou, pessoalmente , ele mandava a quantia de 200 francos ao Arcebispo de Paris, para a manutenção do culto católico, segundo o testamento do Mestre Augusto Comte.

Foi o maior inspirador, ao erguer um monumento , na praia do Russel, a São Francisco de Assis, dedicando-se a esta obra até os últimos instantes de vida, escrevendo uma bibliografia do glorioso Patriarca Seráfico, a qual acaba de ser impressa.

Podemos afirmar ter ele morrido vítima de seu amor ao grande Santo do século XIII, pois passava as noites frias de inverno no templo da Humanidade dirigindo a modelagem do monumento , a ser inaugurado a 3 de outubro do corrente ano. Nesta tarefa , o rigor da estação, as chuvas , às quais ele se expunha, para apressar o triunfo do grande Patriarca, lhe causaram uma angina pectoris, que o vitimou em 10 minutos.

Não é sem emoção que o Padre Católico lembra esses detalhes que mostram claramente que se a Fé Cristã abandonou a mente do senhor Teixeira Mendes , no entanto seu coração era embebido de tal forma do sentimento católico, que este inspirava a cada momento sua grande alma.

É que o Positivismo não é Antagônico ao Catolicismo.

A arte positivista nada de mais impressionante ostenta aos nossos olhos do que o quadro da Virgem Mãe , que oficialmente representa Clotilde De Vaux, mas tomou seu símbolo, evidentemente nos mistérios do Cristianismo".

O Reverendo neste parágrafo anterior, cometeu um natural engano. Não é bem isto.

O quadro da Virgem Mãe não representa Clotilde de Vaux, e sim a Humanidade, embora esteja figurado sob os traços faciais da co-fundadora do Positivismo.

A Virgem Maria Santíssima está no Céu , a Virgem Mãe está na Terra.

(Ninguém substituiu ninguém, cada uma está no seu lugar)

 

O Vigário desta paróquia , não o Clero, recomendou a alma de Teixeira Mendes, às orações de seus paroquianos.

Que beleza, que Ternura , que Pureza, que profundidade e coragem deste

Reverendo! Não é um revolucionário e nem um retógrado, visualizou o ponto de equilíbrio tornando-se um Evolucionário.

E por falar de revolucionários, não somos em geral, a favor de Padres "modernos", pois, o que desejam consciente ou inconscientemente no fundo, é acomodar os Santos Dogmas do Catolicismo à onda de imoralidade que impera no Mundo de Hoje; eles deveriam então, procurar, em boa lógica, um outro ninho que não o da Igreja Católica .Eis ai aqueles que verdadeiramente se encontram em atitude de antagonismo com a Vossa/Nossa Igreja Católica.

A Igreja não deve ficar temerosa se grande parte de seu rebanho se deslocar para outras paragens, tudo isto será questão apenas de momento, pois se o homem não aprende a bem viver por um conselho sábio e amigo, haverá de aprender uma a uma todas estas verdades na escola do Destino, com o inapelável mestre chamado Sofrimento.

Com sua devida licença, a Igreja Católica não deveria alterar sua essência para captar mais adeptos; caso em que, tenho certeza, o Senhor não concordaria devido à sua robusta formação Católica Sacerdotal. Sabemos que a Igreja Católica, continua propagando e mantendo o mesmo conteúdo das mídias seculares, por meios modernos de comunicação. A mídia pode mudar, mas o conteúdo Moral da mídia, jamais.

O Senhor , me permita , é um dos únicos homens que tem a coragem de realizar este trabalho, mantendo as tradições e servindo-se convenientemente das facilidades tecnológicas para a sua missão Apostólica ; esta sim é a verdadeira modernidade !

O problema não é de comunicação, e nem do veículo ; são as pessoas, os padres, que às vezes não acreditam naquilo para o qual são responsáveis, isto é, na Fé em Deus, e não o conteúdo moral do Dogma e o do Culto que estão ultrapassados. Enquanto o homem não evoluir o seu modo de sentir, pensar e agir existirá cérebros com maior ou menor facilidade de entendimento, por isto, sempre existirá diferentes tipos de religião, e a que mais tem condição de dar aos seus fiéis o caminho do Amor, para aqueles que acreditam na existência objetiva de DEUS, é a Religião Católica Apostólica Romana e a Ortodoxa.

A Igreja Católica deve procurar influir sobre as Mães, que hoje praticam aeróbica e ginástica , para o bem do Soma, para que elas levem também ao cérebro oxigenado, a idéia de que ser Mãe não é só e nem principalmente parir ; elas tem que se preocupar em educar os seus filhos, no que tange ao sentimento, a formação da inteligência e do carretar, para que estes sejam mais altruístas, afim de que o mundo terráqueo seja mais feliz.

Educar não é instruir, alimentar , vestir bem, ou fazer turismo, é algo muito mais sublime . É algo mais : é transferir Sabedoria. A riqueza material precisa ser dada a um nível que satisfaça às necessidade mínimas da razão social de vida. Nada de Miseráveis.

Temos que ajudar as Mães a enxergarem como a Religião poderá fazer o bem de seus filhos, para que elas os eduquem de modo a que eles não passem por desgraças morais e materiais nesta vida terráquea. Disputar jamais, só o Mérito, a Competência, a Capacidade e a Circunstância, sejam fatores de promoção.

Transmitindo a idéia da Veneração e outras deste tipo, com base positivista, ocorrerá extraordinária evolução no Catolicismo, mantendo o seu Dogma , para aqueles que acreditam na existência objetiva de DEUS e para aqueles que só crêm em Sua existência Subjetiva, o Dogma Positivo. A Idéia de convencer uma pessoa, não é verdadeira, quando ela já está com um grau de convicção profundamente arraigada.

Agora o que é triste ver são os Padres sem base na Sociologia Científica e na Moral Científica tentarem justificar, sem base científica uma Doutrina; pois se já acreditam na Matemática, na Astronomia, na Física, na Química e na Biologia , como ciências positivas , por que não procurar entender também assim a Sociologia Positiva e a Moral Positiva como Ciências Positivas? Sem perder a conotação de DEUS.

Tenho a impressão que há condições de se fazer tal interface.

Penso eu, que ai está, o fio da meada.

Sem destruir a imagem de Deus, ao contrário, louvando-a como os que acreditam que a Ela corresponda um Ser de natureza Objetiva, como o Senhor , não devemos deixar um grande número do rebanho que era católico, que está perdido, ficar sem Fé em nada, e tornarem-se inimigos de todos, como materialistas e altamente egoístas sem nem ao menos preservarem a noção de família, tudo sacrificando somente ao amor pelo Dinheiro, neste triste capitalismo.

Esta interface seria possível se a Igreja Católica resolvesse analisar com carinho e justiça as 15 Leis Universais, a Teoria da Abstração e depois amadurecer em um estudo mais profundo da Sociologia Positiva e da Moral Positiva.

O assunto é vasto , mas só para que o Senhor possa aquilatar a função do Sacerdote , aqui no reino da Terra, no pensamento dos positivistas, o Sacerdote, dentro do Poder Espiritual, tem por obrigação ser Instruído e Educado, para cumprir todas as funções abaixo delineadas, de sua exclusiva responsabilidade.

Primeiro vamos registrar algumas máximas de Augusto Comte .

O Positivismo deve desenvolver para com o Catolicismo as disposições , não de um invejoso rival , mas de um digno herdeiro, que, para manter a lei da continuidade sobre a qual funda o conjunto de seus títulos, precisa de ser sancionado por seu predecessor. Augusto Comte

 

As considerações que vou aduzir, são feitas nas disposições do mais profundo, respeito pela civilização Católico-Feudal, cujas tradições o Positivismo se ufana de zelar como um dos seus mais gloriosos antecedentes. Não somos petulantes e nem pretensiosos, me permita colocar desta forma.

Mas, este respeito é ainda maior pelas venerandas civilizações teocráticas , cujo maior valor muitos católicos desconhecem , e normalmente incidem na ingratidão, maldizendo seus antepassados Politeístas .

Devido a esta ingratidão fatal, surgiu o gérmen da revolta, que o protestantismo sistematizou mais tarde, de modo que o Catolicismo colhe até hoje o fruto das sementes que ele mesmo plantou.

Mas ainda há tempo de se poder fazer alguns enxertos no caule de sua árvore milenar , por meio de estacas de ramas frutíferas mais científicas; pois o Positivismo sabe apreciar os serviços prestados pelas religiões que o precederam, sem cair no indiferentismo religioso e nem num confuso ecletismo, num amorfo sincretismo ou num contraditório ecumenismo; desta forma esta verdadeira união simbiótica não acarretará nenhuma rejeição a este implante, onde teremos condição de criar uma interface.

O Problema Religioso é um só ; não consiste em mostrar ao homem, as razões pelas quais Deus o Criou ; isto já é a resposta do problema , e não seu enunciado. O Problema que todas as Religiões propõem-se a resolver consiste em estabelecer a inteira unidade pessoal e social , fazendo colaborar todos os aspectos da natureza humana para um único fim, determinando a mais completa convergência dos Sentimentos, dos Pensamentos e dos Atos , individuais e coletivos. Para conseguir essa harmonia, a Humanidade foi levada a instituir diversos sistemas, conforme as épocas e lugares em que se encontrava.

Por isto todas as religiões são boas, quando consideradas nas condições de tempo, espaço e nível de entendimento do Ser Humano.

Cabe aqui alertar, que o problema que constitui o objeto da Geometria sempre foi o mesmo, desde as mais remotas investigações até as mais modernas : sempre se pretendeu instituir a medida sistemática da extensão. Mas, os processos empregados para se conseguir este objetivo invariável foram se alterando à medida que a Humanidade foi se desenvolvendo. Por isto cada novo processo, longe de eliminar propriamente os anteriores, foi mantendo e sistematizando o que neles havia de fundamental, seguindo o princípio expontâneo, que preside a toda construção real : conservar melhorando.

Na geometria , como nas demais ciências, não houve maldição nem renegação dos pais pelos filhos. O Catolicismo , infelizmente viu-se na situação de ter que abjurar , desdizer por completo o politeísmo, para poder florecer ; esta época já passou e as atitudes necessitam ser mudadas, para que haja evolução , para que continue existindo a mais terna e pura veneração a tudo quanto o conjunto do passado humano criou para o aperfeiçoamento moral , intelectual e prático da nossa espécie; isto inclui os fetiches os deuses e o Vosso/Nosso DEUS.

 

Podia ter dito Descartes, o fundador da Geometria Moderna - " Eu começo onde os antigos Ficaram" - eis a continuidade.

No que se refere à questão humana, Augusto Comte está para o problema Religioso, assim como Descartes está para o problema da Geometria Moderna. Como filósofo de inconfundível quilate, Augusto Comte pôde repetir que veio continuar a obra de seus antecessores, desde os mais humildes fetichistas, até os grandes vultos de Moisés, Numa Pompílio, Buda, Confúcio, Maomé e o sublime e incomparável São Paulo.

Somos sabedores , e o senhor conhece muito bem, que a Doutrina da Igreja Católica não é a mesma desde os doze pescadores: qualquer pessoa que comparar os Livros Sagrados com o Catolicismo de hoje em dia , verificará que tal posição não é a mesma . A verdade histórica é que , fundada pelo eminente São Paulo , contra a opinião dos doze pescadores e de seu Chefe - São Pedro, a doutrina católica se foi desenvolvendo com o tempo, definindo seus dogmas, à medida que as circunstâncias sociais o exigiam.

Sempre ocorreu um trabalho metafísico para provar que não se inovasse coisa alguma ; no entanto este prudente expediente, não teve condição de modificar as argumentações positivas, em coisa alguma.

Como já dissemos , a Religião tem por fim estabelecer a completa convergência dos sentimentos, dos pensamentos e consequentemente dos atos. Por esta razão, nada mais imprescindível à existência social do que uma sistematização religiosa. Esta sistematização supõe uma doutrina que explique o Mundo , a Sociedade e o Homem ; e ainda mais; que esta doutrina seja aceita de coração e entendimento pelos membros da coletividade .Sempre que esta dupla condição falha , a influência da Religião se anula.

A satisfação de tal necessidade é em geral possível . Porque por um lado a inteligência é regida por Leis Naturais que permitem compreender todas as outras leis , proporcionando em cada época e em cada lugar , um suficiente conhecimento da ordem cósmica e humana , coletiva e individual.

E por outro lado , o homem como os animais superiores, é dotado de instintos Altruístas - Apego( amizade), Veneração e Bondade, que o tornarão capaz de submeter-se voluntariamente à essa ordem , quando a conhece.

É bom lembrar que estes instintos ( cuja realidade o Dgma Católico contesta , atribuindo à Graça de Deus, tudo quanto de fato é devido às funções dos órgãos cerebrais correspondentes a eles), levam-nos à procurar motivos contínuos de submissão . Foi arrastado pelo seu doce influxo, que o entusiasta São Paulo pôde proclamar a nobre divisa das almas amorosas, isto é, religiosas: estando preso, sinto-me livre.

Mas é claro que uma doutrina não se manifesta espontaneamente em todos os homens. Não é possível aprendê-la sem um ensino; e, mesmo depois deste ensino , nem todos são competentes para aplicá-la nos casos mais complexos. Portanto Senhor Arcebispo, como é do vosso conhecimento, como órgãos da doutrina universal ou dogma, a Religião exige um sacerdócio, isto é, homens que se proponham ao seu ensino , ao seu desenvolvimento e á sua aplicação.

 

Nestas condições transitórias se compreende que uma Religião digna deste nome, isto é , capaz de governar pela persuasão e pela convicção, não pode precisar de apoio do poder temporal para coisa alguma. Pelo contrario é o Estado que necessita de seu apoio , para implantar uma disciplina que ele só pode realizar eficazmente limitando-se aos casos grosseiros ; pois que o Estado só dispõe de força material, e esta só pode impedir os atos sem modificar os sentimentos, nem os pensamentos. E como os atos estão sempre sob a dependência dos sentimentos e das opiniões , o resultado é que as disciplinas que não atingem estas duas fontes , tornam-se precárias e insuficientes. Começa a ser quebrada sofisticamente, dando lugar à hipocrisia, à corrupção e acaba por ser dilacerada publicamente nas insurreições das praças.

Se por um lado , toda verdadeira religião não precisa do mínimo apoio do poder temporal para realizar a sua missão, é certo que, por outro lado , como a história o demonstra exuberantemente por toda parte, o único meio de fazer prevalecer com facilidade a religião conveniente, consiste em não privilegiar nenhuma. Ainda mais; essa abstenção , por parte do poder político, é o único meio de impedir que o Clero oportuno se degrade, recorrendo à violência , quando não pode persuadir ou convencer.

 

Senhor Cardeal Arcebispo da Minha Querida Cidade do Rio de Janeiro , de fato , desde que a existência religiosa é inseparável da organização de um Sacerdócio, se compreende que aquela está exposta a todas a fraquezas humanas. É provável que Vossa Eminência me objetará que isso se dará quando se trata de um sistema humano, mas não poderá acontecer com uma Religião Divina.

A historia da Igreja , nos diz das descensões religiosas havidas mesmo durante o período da instalação do Catolicismo e na época de seu apogeu , isto é, até o fim do Século XIII.

Sendo assim , para qualquer religião, para garantir a existência religiosa contra as fraquezas humanas , tanto quanto for possível , é necessário colocar o Sacerdócio em condições as menos favoráveis às tendências egoístas.

Tal é a justificação das regras ou normas que prescrevem aos padres a abstenção de quaisquer situações em que pretendam ser obedecidos sem persuadir ou convencer , isto é, mandar em vez de aconselhar.

Deste conjunto de considerações, me permita concluir que, para assegurar o predomínio da religião exigida em cada situação social, é necessário manter a mais completa separação entre o poder temporal e a autoridade espiritual. O Estado não deve, nesta situação transitória proteger doutrina alguma , nem teológica , nem metafísica , nem científica. Os sectários de cada doutrina, que a propaguem e a façam calar os ânimos do público.

Com esta linha de pensamento, nós Positivistas, somos perfeitamente coerentes , quando reclamamos a liberdade de todos os cultos sem exceção. Porque semelhante liberdade , longe de ser favorável ao indiferentismo religioso, e prejudicial às diversas religiões , que entre si disputam a consciência humana , só poderá dar resultado à vitória da Religião normal e à digna evolução das Religiões provisórias . O que produz o indiferentismo religioso, pelo contário, é justamente o privilégio, que transforma a mais augusta das funções sociais, depois da função moral , que compete à Mulher , em uma sinecura hipócrita e corruptora.

O Culto de qualquer Religião tem por objetivo exercitar os instintos altruístas , determinando atos de apego, veneração e bondade para com os objetos mais nobres de nosso Amor. No caso da Religião Católica , o Senhor Cardeal Arcebispo , que é devoto de Jesus, o culto consiste em práticas de apego , veneração e bondade , para com Ele , a Santíssima Trindade de que faz parte , e acessoriamente , para com a Virgem Maria Santíssima e os Santos. Para os Positivistas , os objetos de culto são todos os entes objetivos ou subjetivos, por meio dos quais a Humanidade influi Altruísticamente sobre nós, e entre eles, ocupa o primeiro lugar a Mulher - Para nós Positivistas a Mulher , está longe de ser a causa da perdição do gênero humano, ou de ser um ente perigoso.

Pelo contrário: depende da Mulher a salvação do gênero humano, inúteis serão todos os esforços do Sacerdócio se a Mulher, deixando-se dominar pelo egoímo abjurar da sua feminilidade em troca das funções mais grosseiras que compete ao homem realizar; isto implica em uma das mais terríveis agressões que a Mulher poderia fazer sobre ela mesma ; agressões estas que iniciadas pela mente alcançam hoje o próprio Soma - ( vide as feministas , as lutadoras de box, as mães solteiras , as descasadas , as prostitutas, as lésbicas, as diretoras e gerentes de empresas, as oficiais das forças armadas... o que mais virá por aí, antes de retomada da ordem natural das coisas?

Já dizia Clotilde de Vaux : " Os maus precisam de mais piedade que os bons."

E na sua Novela Lúcia :

" Oh, minha amiga ! Tu que vives calma e feliz ao lado do homem de tua escolha, tu compreenderás tudo que se passa em meu pobre coração. Tu sabes se eu partilho o ridículo dessas mulheres que sapateiam à simples idéia de nunca poderem ser Deputados , e que montam a cavalo, para provar que , em caso de necessidade, poderiam ser excelentes coronéis de dragões. Mas tu sabes também se eu sinto ou não vivamente a opressão por toda parte onde ela se exerce realmente. É atentando contra a felicidade modesta e verdadeira da Mulher que as leis a impelem para fora da sua esfera, e lhe fazem às vezes desconhecer seu sublime destino. Henriqueta, que prazeres podem exceder aos da Dedicação ? - Cercar de bem estar o homem que se Ama, ser boa e simples na família, digna e afável para com os de fora, não é este o nosso mais doce papel e o que nos fica melhor? Parece-me que o circulo da família , a certos respeitos, pode modelar-se pelos círculos da sociedade, e não é a Mulher que dele faz as honras? Oitava Carta - Lúcia à Senhora M.

A Mulher Mãe , é o primeiro fator de nosso aperfeiçoamento moral - vai depender da mãe ou melhor da Mãe . Para sua elevação gradual tem convergido espontaneamente todos os esforços da Humanidade , cuja natureza ela simboliza melhor do que ninguém , porque em si oferece o exemplo contínuo da subordinação do Espírito (inteligência) e da atividade (caráter) ao Coração (sentimento).

Daí resulta que, para todo verdadeiro positivista, os representantes naturais da Humanidade são sua Mãe, sua Esposa, sua Filha e sua Irmã. São estas os nossos Anjos da Guarda, do nosso Atar Doméstico.

Ao contrário daquele gênero de orações que suplicam, pedindo a Deus, isto ou aquilo, as nossas orações se resumem em dar-lhes graças perenes pelos benefícios que não cessam de acumular sobre nós e pelo amparo que nos prestam a todo o instante na luta do Altruísmo contra o egoísmo.E para isto não há necessidade de ter-se objetivamente os Anjos da Guarda, corporalmente diante de nossos olhos; basta a contemplação subjetiva de suas imagens. Estas imagens, geradas pelo sentimento de amor, criam uma gama de produtos bioquímicos, no nosso cérebro, transferindo-os para os gânglios e depois fazendo que o nosso soma fique em um estado permanente de saúde.

O Culto Doméstico é realizado pela família , sob o comando do Pai que traz suas vivências e atitudes, para o exemplo de sua família, mostrando não só sabedoria, como também instrução da vida prática, com cunho Altruísta.

Quanto ao Culto Público à Humanidade; esta é representada subjetivamente e não sobrenaturalmente, por uma Mulher, a Virgem Mãe, de trinta anos, com o filho no colo, que representa o Futuro.

Aos domingos são feitas as prédicas a respeito de vários assuntos de Ordem Moral Positiva ; pois a Humanidade é um conjunto de Seres convergentes do passado, do futuro e do presente que colaboraram que colaborarão e que colaboram para o estabelecimento da mais perfeita harmonia na Terra. Para sustentar esta hamonia há necessidade de DEUS e da DEUSA , para nós positivistas :o DEUS existe só subjetivamente e a DEUSA existe subjetiva e objetivamente .

Já para os Católicos, DEUS existe Subjetiva e Objetivamente.

Para nós, a Moral-Positiva é a mais sublime das ciências e a mais eminente das artes . Como ciência ela formula a teoria real da natureza humana, tomada em toda sua complexidade. Estuda o Corpo e o Cérebro cujas funções constituem a alma, e determina as relações entre o físico e o moral do homem , isto é, entre o corpo e o cérebro. Mostra que não é possível conhecer sistematicamente a nossa natureza sem ter feito o estudo prévio do Mundo e da Humanidade, o que impõe ao sacerdócio positivista , como ao mais humilde crente , uma aprendizagem que abrange a matemática, a astronomia, a física , a química a biologia e a sociologia. Harmonizadas pelas 15 Leis Universais, comum à todas as ciências.

O principal resultado desta carta, consiste em demonstrar superficialmente mas cientificamente que o homem e os demais animais superiores são dotados de instintos egoístas e altruístas. De sorte que o homem é capaz de amar desinteressadamente os seus iguais (apego) , os seus superiores(veneração) e os seus inferiores( bondade), da mesma maneira, por que é capaz de ver ou ouvir só pelo prazer inerente à essas sensações.

Desde então, baseado nas leis da animalidade, relativa aos hábitos e ao aperfeiçoamento , bem como na lei da hereditariedade, que resume as leis vitais, se concebe o melhoramento de nossa natureza , com a mesma segurança com que se planeja uma máquina.

O Homem de um determinado grau de sabedoria, educação, instrução e de entendimento e em determinado local e época, pode ficar definitivamente livre das inquietações teológicas, mas necessita de um Culto altruísta, de um Dogma e de um Regimen.

Examinando as condições do equilíbrio orgânico, a Moral Positiva Teórica- institui o conhecimento da Natureza Humana- demonstra a impossibilidade de alcançá-la sem a subordinação do egoísmo ao Altruísmo e a subordinação da inteligência e da atividade ao sentimento ou coração.

Demonstra a fraqueza da inteligência ou entendimento ; a impossibilidade de toda a síntese absoluta e objetiva, a impossibilidade de tudo decidir pela razão individual e, a necessidade de submetê-la à Fé, isto é, ao conjunto do saber acumulado pela Humanidade.

Conclui-se assim que a lei do dever coincide com a lei da felicidade, porque tanto uma como outra se resumem em exigir a subordinação permanente do egoísmo ao Altruísmo.

É interessante lembrar que esta luta entre o egoísmo e o altruísmo , acerca da teoria moral positiva, foi realmente descoberta por São Paulo, sob o enfoque teológico, e corresponde nele ao conflito entre a Natureza e a Graça. Essa doutrina, a seu turno, filia-se à concepção aristotélica que coloca cada virtude entre dois vícios extremos, um por falta e outro por excesso.

A Psicologia é uma parte da Moral Positiva Teórica .

Baseada na teoria cientifica da natureza humana,(tão científica como o dogma da relatividade do movimento da Terra, e que, por isso mesmo, se há de impor naturalmente como ele, malgrado todas as resistências), Augusto Comte pôde instituir a Moral Positiva Prática ou o aperfeiçoamento da natureza humana ; que compreende toda a Educação Positiva desde nossa concepção até nossa morte. A Pedagogia é pois só uma minúscula parte da Moral Positiva Prática.

Assimilemos dois pontos característicos : o primeiro consiste na oração, que já aludi , anteriormente ; o segundo se refere à utopia, que é o planejamento; a procura do futuro com base científica.

Eminentíssimo Cardeal Arcebispo, não se espante com esta palavra utopia, como nós não nos espantamos com a palavra mistério, utilizando-a mesmo, num sentido plenamente positivo . Mas com a palavra quimera, nós dois nos espantaríamos.

Uma utopia positiva ou uma ficção científica ( locução esta criada por Augusto Comte) quer dizer um projeto para cuja realização nos faltam ainda alguns dados, mas cuja exequibilidade resulta do conjunto dos conhecimentos adquiridos . Por exemplo, o envio do homem à Constelação de Orion para um passeio e retorno à Terra, é uma utopia científica ; hoje quase positiva .

A Utopia Positiva da Virgem Mãe tem por objetivo, resumindo o nosso ideal moral positivo, condensar o nosso dogma e o nosso régimen ; consistindo esta Suprema Utopia em projetar para o futuro, graças ao aperfeiçoamento contínuo de nossa espécie, em função das mutações metabólicas, por influência de novos hormônios gerados no cérebro feminino, criados devido as mutações internas e externas ao cérebro, redundar no que a Bilogia denomina Partenogênese.

The Human Genome Project, em desenvolvimento pelo U.S. Departement of Energy, provavelmente lançará as bases genéticas desta utopia ainda neste século ou no próximo, Utopia esta, ditada primeiramente no Mundo, por Augusto Comte, à aproximadamente 150 anos, sem nenhum equipamento tecnológico disponível , somente com a lógica e o bom senso do maior Filosofo Positivo ,que já existiu na Humanidade até Hoje.

Esta Utopia, basta para dar a medida da sublimidade da Moral Positiva . Ela implica imediatamente na repressão do mais perturbador de nossos instintos egoístas: o instinto sexual, tornando habitual o sentimento desta verdade, que o órgão cerebral respectivo, constitui uma verdadeira superfetação. Aprova de modo indiscutível a teoria fundamental das relações matrimoniais, em virtude da qual , segundo o positivismo, o casamento tem por objeto o aperfeiçoamento mútuo dos cônjuges , pela instituição da mais sublime amizade , e nunca a satisfação do grosseiro instinto a que o amorável São Paulo aludiu no trecho a que nos referimos.

A sabedoria antiga resumiu a moral neste preceito : Tratar a outrém como se desejaria ser tratado. Por mais preciosa que fosse então essa prescrição geral , ela se limitava a regular um calculismo de pensamento puramente pessoal . Este carater pessoal se encontra ainda no fundo da grande formula Católica : Amar ao próximo como a si mesmo. esta máxima teve sua origem na teocracia judaica, como se vê nas seguintes passagens da Bíblia : "Tu não te vingarás , e tu não guardarás ressentimento contra os filhos de teu povo; mas tu amarás teu próximo como a ti mesmo. Eu sou o Eterno - Levitico, XIX,18 ." "O estrangeiro que morar convosco , vos será como aquele que nasceu entre vós, e vós os amareis como a vós mesmos; por que fostes estrangeiros no país do Egito. Eu sou o Eterno, vosso Deus - Levitico XIX,34

Não somente sanciona-se assim o egoísmo, em vez de comprimi-lo , mas o excita diretamente pelo motivo sobre o qual se baseia tal norma , por amor de DEUS , sem nenhuma simpatia humana , além de que tal amor se reduz ordinariamente ao temor. Todavia ,comparando este principio com o anterior, reconhece-se que houve um grande progresso.

Não vai aqui nenhuma crítica , e sim um alerta, que é um grande erro de Marcketing , para usar uma linguagem mais moderna, desde que realmente se deseje melhorar socialmente o Ser Humano na Terra.

Porque o primeiro pensamento( tratar a outrem como se desejaria ser tratado), limita-se aos Atos, ao passo que o Segundo( amar ao próximo como a si mesmo) penetra até aos sentimentos que os dirigem . Contudo este aperfeiçoamento moral permanece muito incompleto, infelizmente o amor teológico conserva a sua mácula egoística.

Eminentíssimo Senhor Cardeal, cabe neste momento lembrar, que poucos foram os Santos que alcançaram o máximo de desprendimento destra mácula egoística , como o foi Santa Teresa D´ Ávila, que viveu na Espanha entre 1515-1582 da Ordem das Carmelitas , que dentre os seus escritos em conjunto com São Francisco Xavier - 1506-1552 , este último, amigo de Santo Inácio de Loyola, que foi um dos mais ativos missionários da Companhia de Jesus, nas Índias e no Japão, considerado por Pio X, padroeiro das Missões. Vai abaixo , o que toca ao tema da Mácula, em um soneto que os dois elaboraram: Soneto de Jesus Crucificado.

No me mueve , mi Dios, para quererte

El cielo que que me tienes prometido.

Ni me mueve el inferno tan temido

Para dejar por eso de ofenderte.

Tu me mueves, mi Dios; mueveme el verte

Clavado en esa Cruz y escarnecido;

Mueveme el ver tu cuerpo tan herido;

Mueveme el ver tus afrentas y tu muerte,

Mueveme, en fin, tu amor, y en tal manera

Que , aunque no hubiera cielo yo te amara,

Y , aunque no hubiera infierno te temera .

No me tienes que dar por que te quiera

Porque, aunque lo que espero no esperara,

Lo mismo que te quiero te quiziera.

Viver para outrém é bem mais direto, é bem mais verdadeiro , pois esta fórmula definitiva da moral humana, só consagra diretamente os pendores benévolos, fonte comum da felicidade e do dever . Esta fórmula apoia implicitamente os instintos pessoais, só como condições necessárias de nossa existência, contanto que eles se subordinem aos primeiros. Sob esta única Norma , sua satisfação contínua nos é mesmo prescrita , afim de nos adaptar ao serviço real da Humanidade, à qual pertencemos integralmente.

Assim a preocupação em excesso da vida no Céu, não me leve a mal, contribui involuntáriamente com uma parcela de obstáculos à sistematização da vida na Terra.

Como eu me afastei a algum tempo do Catolicismo, é possível que nas homilias e nas exegeses de hoje em dia , sejam colocadas as diversas concepções que o reverendo Don Estevão Bittencourt , deixou escrito no seu livro A VIDA QUE COMEÇA COM A MORTE.

A Natureza inacessível dos dogmas teológicos , faz com que sua evolução de um modo geral, não se efetue por meio de modificações diretas dos princípios já assentados; o processo expontâneo consiste essencialmente no esquecimento dos dogmas cuja natureza mais diretamente, anti-social e anti-cientifica vem revelar-se de todo mais cabalmente incompatível com os resultados a que já chegou a moralidade da evolução humana.

Assim , por exemplo, foi que desapareceram praticamente de todos os livros de História Sagrada e dos Catecismos a data da criação do Mundo, e hoje por atitude metafísica ela aparece como simbólica, reinterpretando-se os textos das Escrituras sob uma forma menos literal - Os 7 Dias da Criação não são dias de 24 horas. Conjugando-se desta forma com a paleontologia, em uma tentativa louvável de tornar o Seu Dogma o mais compatível possível com os resultados da Ciência Positiva.

Por isto, com todo respeito, Sugiro que o Catolicismo, neste momento, procure exaustivamente no fundo dos seus Dogmas algo que transmita aos seus fiéis , a visão da necessidade de tomarem conhecimento , que só irão para o Reino dos Céus , se o arrependimento de suas maldades anti-morais, manifestar-se sob forma de correção efetiva dos resultados funestos destes pecados, aqui na Terra, antes de morrer. Depois que tiver resolvido o problema criado pelo pecador, ele reza a devida penitência.

Verifique, por favor junto às Sagradas Escrituras se algo semelhante pode ser interpretado desta forma.

Mais amplamente vós Católicos e nós Positivistas devemos comungar mais plenamente para manter a instituição da indissolubilidade conjugal, pugnando contra o divorcio; contra o aborto; contra a "emancipação" doméstica da Mulher ;apoiando a concentração maior da existência da Mulher na função Moral, nobilitando-a acima das funções intelectuais, políticas e industriais, reservadas ao homem; apoiando a consagração do culto cavalheiresco da Mulher; a libertação do proletariado escravo e mercenário ;apoiando a dignificação dos hábitos de obediência, de humanidade, de modéstia, de pobreza e não de luxo e desperdício em todas as classes. Não falamos em miserabilidade, falamos em conforto, em alegria, em saúde e em dignidade.

O que ganharia o Catolicismo em Participar de uma Recíproca Parceria Espiritual com as informações que disponho, pois os demais ditos positivistas a menos três ou quatro, são apenas simpatizantes superficiais, desconhecendo a profundeza e a sublimidade, da Religião da Humanidade, muito menos ainda estão eles dispostos a aplicar às suas vidas as normas de conduta que o positivismo prescreve. Encontram-se ainda uns sob a influência deletéria do revolucionalismo protestante e outros, deformados pela pedantocracia de suas funções universitárias, essencialmente restritas às ciências inferiores , contaminados por orgullo-vanitite.

Pela evolução da Humanidade o Catolicismo necessitou de fazer predominar a Pureza sobre a Ternura, antes do Século XIII , pois naquela época , as civilizações mal haviam se desprendido da Poligamia, dos Costumes Bárbaros e das Guerras de Conquista, desta forma somente poderia predominar o Sentimento de Pureza para atingir um Ideal. E foi desta forma que tornou-se possível desenvolver a Ternura . Se não existisse o Catolicismo com a Pureza dos Santos, jamais Augusto Comte poderia ter chegado à influência da predominância da Ternura sobre a Pureza, na formação da Santidade Positiva.

.

Eu , como conhecedor do positivismo sugiro, que os Sacerdotes, através das Religões sejam os responsáveis pelos planos:

 

de Saúde : Hospitais, Casas de Saúde, Santa Casas de Misericórdias, Planos de Saúde, Centros Psiquiátricos, Hospitais de Isolamento. Os Sacerdotes terão que ser Médicos.

de Ensino: de Sentimento- de Alfabetização- de Universidades, Colégios Primários, Secundários, Científicos- Escolas Normais ; em conjunto com os Sindicatos Patronais. Os sacerdotes serão professores.

de Justiça :A Justiça é algo que pertence ao Regimen Espiritual.

Todo o sacerdote tem que ter Curso de Teologia e de Direito. Qualquer Processo só terá acordo na frente do Juiz- que será um Sacerdote.

Desta forma o Sacerdote será mais valorizado, e cumprirá o seu dever aqui na Terra e de onde sairão os recursos materiais, para manter a sua Igreja e o seu Clero.

Consinta-me pois que, terminando, apelo para o vosso Altruísmo e a vossa Razão , bem como para o Clero em Geral , e se for o caso, que o Senhor por gentileza leve para as instâncias superiores, a vossa posição hierárquica , solicitando a vossa compreensão , pois tenho certeza que este assunto é de relevada importância, para melhor harmonia de nossa espécie aqui na Terra, e que depende muito do Catolicismo, desde que este enxergue que há necessidade, de introduzir por meio de uma Encíclica , as sugestões contidas nesta carta.

Não sou petulante nem pretensioso, espero ter as suas bênçãos e que Deus vos ilumine para enxergar as minhas sérias proposições ou sugestões.

Somente a Fraternidade Universal, dominando todas as divergências , permitirá que triunfe a Fé mais adequada à estabelecer a atividade pacífica.

Sem mais para este momento,

Saúde, Respeito e Fraternidade

Paulo Augusto Antunes Lacaz

 

 

.