Este artigo pertence ao conteúdo do portal Doutrina Positivista

A DEMOCRACIA e A SOCIETOCRACIA

 

“É voz corrente pelo Mundo que o Regimén Democrático tem os seus defeitos, mas não existe regimén melhor que este”.

 

Este argumento chavão, que anda de boca em boca, hoje em dia, propagado pela mídia, prova que os que são adeptos desta informação, realmente não pesquisaram e muito menos estudaram para apresentar algo mais promissor para a Humanidade; ou se estudaram não foram felizes, para emitir sugestões e alterações mais justas para o Bem do Povo.

 

Partindo da premissa que a DEMOCRACIA, é o GOVERNO DO POVO, PELO POVO, PARA O POVO, isto é, Demos + Kratos = Povo no Poder. Esta Democracia que hoje está vigente não é a mesma que foi criada na Grécia Antiga, que possuía até escravos que não participavam da Democracia, e não atende ao pleito acima indicado pela sua definição; e que Aristóteles, em A Política, dizia que era o pior dos regimes, pois fazia chegar ao poder o Ignorante e o Pobre. Ignorante por nada propor e sempre mudar os subalternos; o pobre por desejar ficar rico, rouba.

 

            A ilusão desta democracia em que hoje vivemos, onde indica o direito do povo em designar os seus governantes e de controlar o modo pelo qual exercem o poder que lhes é delegado, foram elaborados mecanismos eleitorais, que não atendem o Povo no Poder.

 

            Mas vamos ser honestos, o Povo jamais irá ao poder; e se for, o caos será instalado. Isto é uma farsa, por isso Augusto Come já definia que “o termo Democracia, deve ser eliminado, como vago, impróprio e subversivo”.

 

Mas quanto ao sistema eleitoral sabemos que para legitimar o poder, inventaram a sabedoria popular manifestada pela eleição direta, para substituir a hereditariedade aristocrática; percebemos que o processo eleitoral democrático se baseia em três grandes mentiras:

 

Primeiro, que os votos são iguais, tanto:

                                    

dos bem intencionados, como os dos interesseiros;

dos competentes , como os dos incompetentes ;

                                       dos honestos, como os dos desonestos, 

                                       dos vagabundos, como os dos trabalhadores,         

                                       dos ricos , como os  dos pobres,

                                       dos sábios ,como  os dos idiotas,

                                       dos medíocres como os dos cientistas,

                                       dos teologistas como os dos metafísicos, 

                                       dos metafísicos como os dos positivos ou cientistas.

 

Segundo, que a maioria tem razão, quando em geral não tem,

 

Terceiro, quando se aumenta o numero de eleitores, o nível moral e intelectual e cultural baixa consideravelmente. É provável que qualquer dia, nos Congressos estejam lotados de medíocres, altamente egoístas, se dizendo representante da maioria do povo; somente discutindo e nada agindo para o bem deste povo.

 

            Outros defeitos:

 

·        Vultuosas quantias de dinheiro utilizados em propaganda e compra de votos, para financiamento de campanhas eleitorais; com dinheiro público e privado, para nada dar ao Povo, não é Democracia.

 

·        Marqueteiros profissionais ditando as políticas prometidas pelos candidatos.

 

·        Fraudes eleitorais como as percebidas na penúltima eleição Americana, e em nov. de 2004 na UCRÂNIA.

 

·        Governabilidade comprometida, devido às alianças pós-eleitorais, como se observa hoje em dia no Brasil. A até por meios corruptos. Compra de votos no Congresso.

 

·        Percentuais significativos de eleitores, que não comparecem para votar, por não se interessarem pelo resultado dos pleitos.

 

Nos países do terceiro mundo, grande contingente de eleitores analfabetos, sem parâmetros para escolhas, facilmente influenciados por candidatos e cabos eleitorais desonestos. Os meios de comunicação de massa, não educam e na maioria das vezes não alimentam as reais informações, para que encéfalo do analfabeto possa decidir por uma conduta moral.

 

A eleição democrática vigente, não passa de uma ilusão, visto que o Povo, não escolhe ninguém, no máximo decide entre candidatos, apresentados pelos grupos mais ativos, indicados em Assembléias Partidárias de forma imoral, na sua maioria das vezes; fazendo com a legalidade dos atuais governos, resulte da força que representa, pois a sociedade é um ser Coletivo, mas que só age, por intermédio de órgãos individuais.

 

Nós que desejamos atingir o Poder Governamental, para propor fazer o Bem do Povo – Ser Altruísta, isto é, “Viver para Outrem” jamais poderemos atingir tal posição, pois não seremos agraciados pelos $ Milhões, para efetuar nossas campanhas; mesmo que o Partido em que somos filiados receba legalmente tais recursos. Pois as empresas que as doam desejam de forma imoral o retorno do recurso doado.

 

          O que temos que propor seja lá o nome que viermos a dar é uma DEMOCRACIA APERFEIÇOADA, projeto de melhoria para resolver o problema do Povo; por uma elite Altruísta, cientificamente pensante, de elevado caráter social, policiada por uma Imprensa Responsável e uma Justiça Moralmente Digna; por uma organização de Estado, que discipline mais rigidamente este caos reinante, onde hoje predomina um Progresso Anárquico e uma Ordem Retrógrada. Mas o que é, resolver o problema do Povo, no campo Material ($)? É reduzir a faixa de ganho entre o Rico e o Pobre. Eliminando o miserável e o milionário.

 

            Pois sabemos que “somente 5% dos seres humanos pensam coisas novas, 10% pensam que pensam, e os restantes 85% detestam pensar”, mas este ultimo grupo adora repetir frases prontas de origem duvidosa.

 

            Este regimén proposto, a Societocracia, é muito mais democrático que esta democracia que hoje vive no Brasil, causando só estragos. Além de uma Câmara de Orçamento e Gerenciamento, tem um Congresso muito mais representativo democraticamente que este de hoje; vejamos, dois órgãos de Estado Utópico proposto:

 

 

1)     A Câmara de Orçamento e Gerenciamento (COG); que elabora o Planejamento da Nação, o seu  Orçamento Físico e Financeiro, e acompanha a sua execução; e que acolhe o Executivo (Exec.), com a presença do Presidente da República, autoridade máxima; com elevada responsabilidade, Material, Social e Moral Positiva, perante a Nação, com seu respectivo estafe ( Banco Central etc.). Acolhe os representantes das Confederações Patronais e dos Sindicatos Nacionais dos Proletários; por seguimento Industrial – bem como os representantes dos Ministérios, dos Bancos e etc. ,  maiores detalhes, por projeções em retro-projetor e comentários .Esta Câmara representa o Povo, da Elite Industrial. Desta Câmara se Governa e se Pronuncia as Leis Naturais e cria-se as leis normativas humanas : indicando os DEVERES e os direitos dos que vivem em Sociedade, de acordo com a Constituição Sociocrática. O Executivo, por meio do Presidente da República, põe em prática o Orçamento Financeiro, Orçamento Educativo Moral Positivo e Intelectual Científico, para o Bem Estar da Sociedade Brasileira. Acolhe, pondo ou não em prática as sugestões, de planos e leis discutidos no CN. Renovação de 12 em 12 anos; pelos caminhos normais. (40%, de renovação de 12 em 12 anos)

 

2) O Congresso Nacional - CN

 

Fiscaliza os atos e ações do Presidente da República e dos demais do Executivo que compõem a COG, sobre o ponto de vista Material, Intelectual e Moral – isto é, da aplicação correta dos recursos do Orçamento da Nação, bem como o seu cronograma físico de execução; da aplicação correta das leis científicas; a aplicação correta do Primeiro princípio de governo, que o  mesmo    princípio  do Caráter – A SINCERIDADE – por isso o primeiro instrumento de governo é dar o bom exemplo. Para que o Governante seja um exemplo de conduta, porque a  Força de imitação, fará com que o povo se conduza corretamente. – Cria as CPI(s), com vista à fornecer subsídios para formação de Processos, para que o Judiciário (Ministério da Justiça) possa julgar as Ações ditas Irregulares e dúbias, dos participantes da COG, com base na Constituição Societocrática, que é de cunho Moral Positivo – Cumprimento dos deveres ; " O  Segundo  princípio, são " As   Boas Ações " Não podemos deixar que o Governante se esqueça  de que somos Humanos - temos  corpo  e " alma " .

 

O Congresso Nacional é uma Câmara, composta de aproximadamente 500 Congressistas, cujos componentes, são formados de 15% de Patronais; 15% de Proletários; 10 % das Forças Armadas; 20% de Funcionários Públicos; 20% de Intelectuais; 20 % de Políticos. Os Políticos são originários de três partidos, por eleição democrática. Os demais componentes são levados ao Congresso Nacional, por eleição Sociocrática, pelos órgãos de suas Classes – Federação, Confederação, Sindicatos; Exército, Marinha e Aeronáutica. Renovação de 7 em 7 anos, de 40% do elenco.

           

O que estou propondo é muito mais democrático do que este sistema que está vigente no Brasil e no Mundo de hoje. Pode ser utópico, mas jamais quimérico. Quem não vai gostar são os Políticos, que perderão o poder de gerarem o caos e se enriquecerem.

 

            Será que iremos continuar mantendo este estado de conflito por mais quatro gerações ou mais; ou seremos capazes de criar a 4ª VIA, para o Bem da Humanidade, ainda nesta nossa geração?

 

            Peço Licença e Apoio aos Conservadores, para pacificamente testarmos o Protótipo Regimén Republicano Societocrático Trabalhista / Capitalista, Federativo, Municipalista, para o Bem da Nação Brasileira.

 

            Brasileiro também é criativo; nem tudo necessita vir de fora para se dar valor. Podemos dar exemplo ao Mundo. Pois o Mundo lá fora nos celeiros científicos não têm mais sentimentos Altruístas, então não podem propor algo semelhante ao por nós sugerido.

 

            Se houver interesse de Sindicatos tanto dos Proletários, das Classes das  Forças Armadas, e dos Sindicatos dos Patronais e das Mulheres Brasileiras, estarei as ordens para expor em nível de detalhe o que é e como funcionaria a República Societocrática Trabalhista / Capitalista.

 

Sem mais para o momento, desejo-lhes.

 

Saúde, com respeito e Fraternidade,

 

Paulo Augusto Lacaz  www.geocities.com/doutrinapositivista