Bananal, 23 de Gutenberg de 205
Bananal, 04 de setembro de 2004
O Salpicar de uma Análise, de cunho positivista, de alguns termos
contidos em um trabalho de Elevado Mérito Metafísico, realizado por um
Militar Brasileiro da Ativa; que não me autorizou revelar o seu nome. Mas
como o assunto pode Instruir uma maioria, achei por bem propagar os temas
tratados por este Senhor, no entanto respaldado pelo meu enfoque positivo ou
científico, para aglutinar, com uma amalgama mais maleável, o congelamento
de nossas diferenças, no melhor entendimento entre os Homens de Escol de
minha Pátria, objetivando o Progresso e a Ordem, da Nação Brasileira. Este
Comandante conseguiu pela Metafísica, a estratégia do convencimento dos seus
subalternos, que ainda estão na sua maioria, no estado fetichista, teológico
e metafísico, tornando impossível subordiná-los ao seu comando, por
argumentos e persuasão, que contenham puramente, explicações científicas
ou positivas, no campo da Moral e da Sociologia.
(Uma Tese Religiosa)
Ética de Governo, é respeitar o Bem Público; Rés Pública. Eliminando
os Miseráveis e os Milionários; pois pobres e ricos sempre vão existir.
VEJAMOS ALGUMAS MÁXIMAS DE
AUGUSTO COMTE, PERTINENTES AO ASSUNTO em CAUSA:
·
“ O GOVERNO
É CONSTITUIDO, DO
GUIA INTELECTUAL, DA CONSAGRAÇÃO
MORAL E DO
REGULADOR SOCIAL ” .
·
“ a soberania
do povo É uma MISTIFICAÇÃO opressiva e a igualdade É uma IGNÓBIL mentira
; a divisa dos anarquistas, é deus e o povo,
como as dos RETRÓGRADOS era deus e rei; a soberania
do povo é uma
revolta dos vivos contra os mortos, POIS é notório, que CADA VEZ MAIS
OS MORTOS NECESSARIAMENTE COMANDAM OS VIVOS. Os Mortos
Imortais”
·
o termo “democracia”
deve ser eliminado, como vago, IMPRÓPRIO e Subversivo.
·
A AUTORIDADE
DERIVA DO CONCURSO, E NÃO O CONCURSO DA AUTORIDADE.
· TODA AUTORIDADE SACERDOTAL DEVE REPOUSAR, SOBRE UMA CONFIANÇA E UMA APROVAÇÃO LIVRES E PERFEITAS, ESPONTANEMENTE HARMÔNICA, À SUPERIORIDADE INTELECTUAL E MORAL
· TODO PODER É DISPOSTO AO ABUSO; A SEPARAÇÃO NORMAL DOS DOIS PODERES PERTENCE UNICAMENTE AO REGIMEN FINAL;
· É IMPORTANTE QUE O PODER PUBLICO POSSUA UMA CULTURA INTELECTUAL SOBRE O PASSADO E O FUTURO;
· A SEPARAÇÃO NORMAL DOS DOIS PODERES PERTENCE UNICAMENTE AO REGIME FINAL
· PODER SACERDOTAL SE CARACTERIZA PELA GENERALIDADE , E O PODER TEMPORAL PELA ESPECIALIDADE.
· EXISTE UMA INCOMPATIBILIDADE RADICAL DA SEPARAÇÃO DOS DOIS PODERES, COM O PRINCIPIO TEOLÓGICO.
· O MELHOR DOS DOIS MODOS PRÓPRIOS À CONFUSÃO PRIMITIVA DOS DOIS PODERES HUMANOS, CONSISTE NA PREPONDERÂNCIA TOTAL DO PODER TEMPORAL.
·
o
poder espiritual
tem como TRÍPLICE
FUNÇÃO social: aconselhar, consagrar e regular.
· o positivismo recomenda sempre a CONCENTRAÇÃO do poder, e mesmo da riqueza, como INDISPENSÁVEIS ao seu destino social.
·
o
poder pertence
NÃO a titulo de direito, mas como FUNÇÃO ou dever.
LEI :
·
É INCONSEQÜENTE CONSIDERAR O MOVIMENTO
CIENTÍFICO COMO SUJEITO A LEIS POSITIVAS ou
CIENTÍFICAS, E O MOVIMENTO POLÍTICO COMO ARBITRÁRIO
· NÓS SOMENTE DEVEMOS PROCURAR CONHECER AS LEIS DOS FENÔMENOS SUSCETÍVEIS DE EXERCER SOBRE A HUMANIDADE UMA INFLUÊNCIA QUALQUER.
· NOSSOS VERDADEIROS CONHECIMENTOS CONSISTEM SOMENTE EM FATOS E EM LEIS, ISTO É, SEMPRE EM FENÔMENOS.
· LEI NATURAL CONSISTE EM MANTER A CONSTÂNCIA NA VARIEDADE.
· A MAIOR LEI DA NATUREZA, SUBORDINA A ORDEM SOCIAL A ORDEM VITAL, E ESTA, A ORDEM MATERIAL.
· AS LEIS REAIS E OS FATOS GERAIS, SÃO SOMENTE HIPÓTESES BEM CONFIRMADAS PELA OBSERVAÇÃO.
· A CAUSA É DESTINADA A PREPARAR A LEI.
·
A SÍNTESE UNIVERSAL SOMENTE PODE SURGIR DO
REGIME DAS LEIS.
· EXISTEM TRÊS LEIS DE EVOLUÇÃO, PRÓPRIAS AOS TRÊS ELEMENTOS HUMANOS, A SENTIMENTAL, A ESPECULAÇÃO E A AÇÃO.
·
a CIÊNCIA
consiste realmente nas leis dos FENÔMENOS.
·
tanto as leis
da harmonia, quanto as leis da SUCESSÃO,
conduzem à PREVISÃO ( Leis que fazem parte da
Filosofia Primeira )
· AS OPINIÕES NÃO DEMONSTRÁVEIS E AS LEIS QUE NÃO FORAM DISCUTIDAS SE APOIAM MUTUAMENTE .
O
maior Patrimônio de um
País ou Pátria, é sua Nação; isto
é, seus Governantes e sua Constituição; desde que visem o Bem Moral
Positivo, Intelectual Científico e Social Pacífico, do seu Povo. Ela, se for definida pela unidade de Governo, isto é, confundi-la
somente com o Estado, que existe para
Ela,
sendo seu, digamos, bem coletivo, como uma autoridade social, acima da qual não há nenhuma outra;
em uma concepção, em que a autoridade
governamental ao constituir-se o único laço da Nação, vai promover uma
autoridade muito frágil; pois sua sociedade não é limitada a Nação;
devido a solidariedade econômica, intelectual e moral que ultrapassa as
fronteiras; visto que, a colaboração estende-se a quase todo o gênero
humano.
Na Societocracia, Regimen intermediário entre a Democracia que é metafísica e a Sociocracia plenamente científica ou positiva, que possui uma Constituição Societocrática Republicana, Federativa, Municipalista, Presidencialista e Industrial; e com os Governantes educados por uma Moral Positiva, Industrial Científica e Social Altruísta, com elevada responsabilidade; baseada em uma Pronunciadura Republicana – que comunga com a separação do Governo Temporal, do Governo Espiritual; as Assembléias Políticas - eleitas pelo Povo, essas últimas, à legislar com certas restrições, e com plena função de fiscalizar o Executivo – que além de comandar, também legisla certos tipos de lei, para sua agilização, dos seus planos orçamentários; com plena liberdade de Imprensa; utilizando de forma democrática, a eleição dos representantes no Congresso Nacional(*) e de forma Sociocrática, consolidada, por “ ad referendum ” dos primeiros e segundos escalões; a Eleição dos representantes do Judiciário, do Ministério Público, dos Comandantes Em-Chefes do Exército, da Marinha e da Aeronáutica; do Executivo e dos Representantes dos Ministérios, bem como dos Sindicatos Patronais e Proletariados, por seguimento Industrial, segundo pode ser visto em detalhe, no site – www.geocieties.com/doutrinapositivista – Regimen; que compõem a Câmara de Orçamento e Gerenciamento, tendo como Gerenciador Principal, o Presidente da República, eleito Societocraticamente, através dos que possuem direito a voto, nesta Câmara de Orçamento e Gerenciamento, segundo a Constituição Societocrática. Para fazerem partes tanto do Executivo, como do Judiciário, dos Ministérios e do próprio Congresso Nacional, os candidatos têm necessidade de cursarem, um ano, da Escola Superior de Estadistas – ESE – Curso Via Internet; e os Militares na ESG - Escola Superior de Guerra, o mesmo período. Os três Ministros Militares que participam da Câmara de Orçamento e Gerenciamento, são assessorados pela ESG. (*) { Composição percentual, do Congresso Nacional = Proletários 25%; Patronais 25%; Intelectuais 25%; Membros de Partidos Políticos 15% - eleitos diretamente pelo Povo; Membros das Forças Armadas 10%; Outros percentuais a serem cumpridos = ( 30% de Mulheres – 75% acima de 55 anos – 90% casados ou viúvos – 30% de Pobres e 5% de analfabeto com mais de 70 anos } e A População do Congresso Brasileiro - Máximo 500 pessoas} – Todos com Saúde orgânica e psíquica; e educação no relacionamento, isto é, de entendimento sem agressividade.
Na Societocracia
(Sociocracia), a delegação de autoridade
e poder, com elevada Responsabilidade
Moral Positiva, como por exemplo: no caso da Presidência da República, é
indicada ou ditada ou pronunciada, pelo próprio Presidente – como
Pronunciador Republicano, indicando seu sucessor, ao Congresso Nacional e ao
Judiciário – STF; caso seja aprovado, com 85% de ad-referendum; o candidato
é então posto em votação, nos dois escalões da Câmara de Orçamento e
Gerenciamento, onde por ad-referendum de 85% atingido, finalmente o indicado
é eleito, para ser o novo Presidente da Pronunciadura Republicana. Caso, o
candidato escolhido pelo seu chefe, não
seja aprovado, ele indica outro. A sistematização desta operação, não
cabe agora entrar em detalhes. O período de permanecia no cargo depende da conduta deste Presidente, em
manter sempre constante o Progresso e a Ordem, para o Bem Republicano – Rés
- Pública; até atingir a idade de 70 anos, com saúde, física e psíquica;
bem como fazer cumprir a Constituição Societocrática, de elevado conteúdo
Moral Positivo, maximizada em DEVERES e minimizada em Direitos. Um deslize
Imoral, pode conduzi-lo a perda
do cargo – é julgado primeiramente pela conduta Moral.
O positivismo entende como:
Soberania,
uma prerrogativa do Estado, no sentido de um Direito Supremo, que lhe assiste de governar, para fazer cumprir os
DEVERES da comunidade política,
sem dependência de qualquer outra autoridade, da mesma ordem. Assim a Soberania tem
uma dimensão – Interna e Externa
·
Interna : A Soberania Interna, exclui do plano
civil, a interferência de qualquer outro poder
(Exemplo: econômico);
Ela constitui a última instância, em tudo que diz respeito ao Bem Comum
Temporal – Rés Pública. Poder
Republicano
·
Externa : A Soberania Externa, exclui a interferência
de outros Estados ou Nações, em suas decisões, que possam alterar seus
Interesses Nacionais.
Assim sendo, a Soberania está
relacionada ao Estado e não com o Povo - “ a soberania
do povo É uma MISTIFICAÇÃO opressiva, e a igualdade É uma IGNÓBIL mentira
; a divisa dos anarquistas, é deus e o povo,
como as dos RETRÓGRADOS era deus e rei; a soberania
do povo é uma
revolta dos vivos contra os mortos, pois é notório, que CADA VEZ MAIS
OS MORTOS (Imortais) NECESSARIAMENTE COMANDAM OS VIVOS”. Augusto Comte.
Podemos conceber dois tipos de
Autoridade:
·
A
Autoridade
– pelas Leis Jurídicas
e
pelas Normas Militares
Esta autoridade é aquela, de que se acha investida uma pessoa, por um processo legítimo de designação(eleições livres e representativas; nomeação por uma autoridade legítima, já constituída) Assim são providos os cargos públicos civis, militares e privados. Aqui se comanda, mandando cumprir a ordem, segundo as leis dos DEVERES e do Direito, pela Constituição e demais Códigos ; bem como as Norma Militares.
·
A
Autoridade
– pela Moral Positiva, deriva do concurso; isto é, da cooperação
ou do entendimento, que tem sua origem, em debate ou discussão; estes por
suas vezes, provocados no ceio da União Familiar e/ou
no ceio da Unidade de uma Religião ou Doutrina. Esta autoridade provém
de um conjunto de qualidades Morais Positivas, de uma determinada pessoa,
pelas quais ela se destaca do grupo, que aceita espontaneamente a sua liderança.
Este conjunto de qualidades morais, vai depender do seu Mérito (Capacidade,
Competência, Situação e Altruísmo) associado a sua honestidade de princípios,
por uma Causa de Bem Social Público. Isto é, a autoridade comanda por
persuasão, por conhecimento. Liderança Militares de elevada formação
Moral; Lideres dos Partidos Políticos que desejam o Bem Público; Autoridade
esta que será plenamente Apoiada pela Opinião
Pública.
O Poder tem quatro significados fundamentais distintos:
1) É a Capacidade Natural de Agir . Um Líder
tem o poder de eletrizar as massas.
2) É a de Faculdade Moral de cumprir as
Leis dos DEVERES e/ou a Faculdade Pessoal para exigir as Leis dos Direitos,
quando desejar executar alguma Ação. Mas sempre deveria estar sempre
procurando subordinar os Direitos aos Deveres . Exemplo: O Presidente no
sistema Presidencialista, tem o poder de vetar uma lei. Podendo ocorrer a
confusão entre o poder como DEVER e o poder como Direito; com o poder como
força – ocorrendo o Abuso do Poder. Tal distorção é o grande risco do
poder totalitário tirânico, onde o poder político é exercido sem nenhum
controle da Opinião Pública. A Pronunciadura
Republicana,
não é tirânica e nem totalitária – é Responsável e Liberal. Tem a
Imprensa Livre, com Responsabilidade
3) É a designação concreta da
autoridade dos Órgãos que exercem o poder: O Governo = Poder Judiciário;
Poder Legislativo; Poder Executivo; e no Regimen Societocrático, temos a Câmara
de Orçamento e Gerenciamento e o Conselho Nacional de Justiça.
4) O Poder Econômico. É a capacidade de
interferir, não só no plano econômico, mas também nos planos políticos e sociais, conferida as pessoas ou
grupos pela posição de predomínio, que detêm na atividade produtiva. O
poder econômico tem a capacidade de falsear toda a atividade econômica,
submetendo-a as seus interesses privados. Tem a capacidade de falsear a
capacidade política pela corrupção das autoridades ou pelas sanções com
que as podem ameaçar. O Poder econômico pode controlar a vida social
e cultural, pelos domínios do meio de comunicação e de propaganda e
das Associações de Classe. O poder econômico pode resultar da apropriação,
por meio lícito ou ilícito, de uma parcela excessiva de Bens de Capital –
Moral, Intelectual e Prático. Quem pode sempre deseja, devido a propaganda do
consumismo, querer mais; por isso o Estado, responsável pelo bem comum, tem o DEVER e o Direito de reduzir o poder econômico à condição
de instrumento deste mesmo bem. E Ele pode faze-lo por meio de processos
definitivos, quando assim for necessário, mediante a encampação, a
nacionalização ou a estatização, sejam por processos menos radicais, porém
as vezes mais eficazes, Como: o apoio as associações de classe,
conferindo-lhes maior poder de barganha; o incremento da educação e da
cultura, que confere ao povo maior poder crítico e reivindicatório de seus
direitos; a legislação tributária e
creditícia, que enquadra o poder econômico dentro das exigências dos
interesses nacionais. Para isto ocorrer, é necessário que o Governo
tome tais medidas, para que ele mesmo, não esteja dominado pelo poder econômico.
Assim, só existe um processo seguro para vencer esta dificuldade; é a Educação
Positiva do proletariado e dos funcionários públicos, para o exercício
responsável dos seus DEVERES e Direitos Sociais e Morais (Individuais, Domésticos,
Cívicos, Ocidentais, Orientais e Planetários), conhecidos hoje como
Cidadania.Com uma Imprensa Livre e Responsável, visando o Bem Público; bem
como, uma Educação que ensine, que
o medo da desonra, seja maior que o medo da morte; acompanhado de
um código penal que penalize, o criminoso, e as gerações dos seus
descendentes, responsáveis por estes tipos de crime.
No Regimen Democrático
Capitalista, onde impera o caos, devido ao clima reinante de uma Ordem Retrógrada
e um Progresso Anárquico; onde são
levados com facilidade ao poder, o Ignorante e o Pobre – todos dois maléficos
ao Comando, para o Bem Social; por onde o Povo de uma Nação, delega
Autoridade, Poder e Soberania a Governos; que
assim se transformam em segmentos da vida do Estado, que se sucedem,
aos trancos e barrancos, ou a solavancos. Por isso, nesta
“anarquia” metafísica, a Autoridade, o Poder e a Soberania, realmente,
não
pertencem, portanto, aos governantes, delegados da Nação. Já dizia Augusto Comte :
“o termo “democracia”
deve ser eliminado, como vago, IMPRÓPRIO e Subversivo”.
No Regimen Societocrático Trabalhista,
onde impera a lógica científica, de um Progresso
que é atingido pelo Desenvolvimento da Ordem;
desde que este Progresso, esteja subordinado à Ordem; e onde também para que
ocorra a Ordem, tem que haver Progresso; e por isso, para haver Progresso,
também tem que haver Ordem. Entende-se aqui, por Ordem, a Classe Patronal
Industrial; e o Progresso, a Classe Proletária Industrial.
“
O
AMOR POR PRINCÍPIO, A ORDEM POR
BASE; E O PROGRESSO POR FIM”
(Objetivo)
“
O AMOR PROCURA A ORDEM E CONDUZ AO
PROGRESSO; A ORDEM CONSOLIDA O AMOR E
DIRIGE O PROGRESSO; ENFIM, O PROGRESSO DESENVOLVE
A ORDEM À
RETORNAR AO AMOR” .
“
A ORDEM ELEMENTAR
DE QUALQUER SOCIEDADE REPOUSA
NA FORÇA MATERIAL.”
“
A ORDEM POLÍTICA É
FUNDADA PELA COOPERAÇÃO,
E A ORDEM PURAMENTE DOMÉSTICA
PELA SIMPATIA.”
“É PRECISO MANTER DIGNAMENTE
A ORDEM MATERIAL EM MEIO A DESORDEM
INTELECTUAL E MORAL.”
“a
ordem somente pode
ser completa sob o regimeN SOCIOCRÁTICO.”
“
do ponto de vista social , reconhecemos que somente existe dois
partidos: o da ordem e o da
desordem”
“
O Positivismo é o ÚNICO defensor SISTEMÁTICO
da ordem, da FAMÍLIA e da propriedade.”
“
A
ORDEM CONTINUARÁ
RETRÓGRADA, ENQUANTO QUE O PROGRESSO CONTINUARÁ
ANÁRQUICO”
“
O PROGRESSO MENTAL DIRIGE TODOS OS OUTROS.
O
AVANÇO FILOSÓFICO DEPENDEU
SEMPRE DO PROGRESSO CIENTIFICO.
A
VERDADEIRA CONCEPÇÃO DE PROGRESSO, É
A TODOS COM RESPEITO , MUITO MAIS
RECENTE E
MAIS IMPERFEITA
DO QUE A DA ORDEM.
O progresso é uma PROGRESSÃO continua na DIREÇÃO de um alvo determinado” .
Por isso, no Regimen Societocrático -
Trabalhista, que é Presidencialista; mas onde o Presidente tem o Poder
com excesso de Responsabilidade Social e Moral Positiva, regido por uma
Constituição, não Democrática e sim Societocrática, onde imperam os
DEVERES que subordinam os Direitos; cujas Análises estão subordinadas às Sínteses;
onde o Progresso está subordinado à Ordem; onde o egoísmo está subordinado
ao Altruísmo; a ética de governo se estriba, de forma diferente da conturbada Democracia – Capitalista, de
onde surge realmente o Estadista, com noção de seus DEVERES, e dos
DEVERES dos Governados; que foram criados por um Plano de Educação, para o Bem Social, com base na Ciência
Moral Positiva ou Ciência da Construção
ou Psicologia
Científica;
onde estão registrados as Leis Morais
Naturais, que com certeza regem as relações psicossomáticas do
comportamento Individual, Familiar e finalmente com os Governantes-
Governados, o Povo e Vice-versa, pelas Leis
Sociológicas Naturais, da Ciência Sociologia Positiva;
com o sustentáculo das Leis Naturais da Biologia, acrescidas das ciências
Cosmológicas, da Química, da Física, da Astronomia e da Matemática; e
complementadas pelas 15 Leis da Fatalidade Suprema (Leis da Teoria Geral do
Entendimento e as Leis Universais do Mundo) percebidas por Augusto Comte, no
que tange a Sociologia e a Moral; comum a cada uma das 7 Ciências Positivas =
Matemática, Astronomia, Física, Química, Biologia, Sociologia Positiva e
Moral Positiva; e suas respectivas Tecnologias.
Concebido, o problema da Educação
Positiva,
há necessidade de se estabelecer a plena unidade, em toda a espécie humana
– Homo-sapiens, isto é, a perfeita comunhão de Afeições,
Pensamentos e Atos, entre todos os seus membros. Resolvê-lo em relação
a qualquer um de nós, é igualmente conseguir,
na “alma ou psique ” individual,
o auxílio do Sentimento, da Inteligência e da Atividade, para o bem
de outrém. Estes três elementos capitais do nosso psiquismo, ainda que relativamente
ligados entre si; e pelos sentidos, ao mundo exterior; devem ser religados,
aos entes que nos cercam, em virtude de nossa própria sociabilidade. Mantendo
a Soberania
Externa e Interna,
mas inferindo a necessidade de uma
Fé Comum ou Cresça,
que seja amada universalmente; pelo menos, no nível de Escol, de cada Nação.
Inabaladamente firmada; somente ela poderá congregar todos os seres vivos,
para o mesmo objetivo.
Desta forma , logo percebemos que a Educação é antes de tudo Moral (ética) ou religiosa, compreendendo assim a Educação Sentimental, a Educação Intelectual e a Educação Prática ou Tecnológica.
A Religião efetivamente, conforme o justo sentido etimológico do vocábulo, que a designa, significa ação de religar, da forma que nos referimos acima, isto é, religar nosso estado interior aos Seres que nos cercam, ou ao espetáculo Exterior.
Foi mesmo por isso, que tal Religião (ou Ética), ou Moral,
no caso da visão positivista ou científica, possuem Três
vertentes
ou
ramos: afetivo, intelectual e prático, de que se compõe
a Religião, isto é, o Culto,
o Dogma e o Regimen, respectivamente; dos quais este primeiro,
justamente o representa.
Antes de entrarmos nas explicações
sobre o Culto Positivista, onde encontramos
as Leis da Ciência Moral Positiva, que nos levam aos meios da Construção
e desenvolvimento; falemos sobre o seu Dogma,
onde ocorre a explicação do
Mundo e do Homem; depois aspirando no Regimen,
fixando as normas mais
convenientes à conduta, de cada um de nós, tendo em “mira”, o bem de
outrém, para o que põem à seu serviço, a Filosofia Prática –
Tecnologia. Vê-se no Culto,
desde quando era celebrado com pompa e magnificência, em cerimônias públicas,
apoiados nas Artes Estéticas – Belas Artes, sem os sangüíneos sacrifícios
de outrora; a menos da prece interesseira ao Gran Ser (Família, Pátria e
Humanidade), do que a sua adoração, e o reconhecimento de cada um de nós,
pelo que hoje somos; e o muito pelo tudo que lhe devemos, como supremo
legislador da ordem moral. E só assim, pode a Religião, tornar os Sentimentos
mais Simpáticos - a Inteligência mais Sintética e o Caráter
mais Sinérgico* , fazendo-nos convergir, para o estado de unidade
almejada ou planejada, desde os tempos primitivos. {Aqui se entende por Sinergia, a coordenação das qualidades práticas, isto é o Caráter – que é
formado da coragem, da prudência e da perseverança; e pela combinação da Síntese, que é a
coordenação dos pensamentos, que tiveram origem, no conjunto das idéias,
que por sua vez, surgem das operações cerebrais, da contemplação concreta
e abstrata e da meditação indutiva e dedutiva, separando os atributos ou fenômenos,
das imagens dos Seres que chegam
ao nosso encéfalo, por intermédio dos 8 sentidos – seguida da Expressão: oral, mímica e escrita ; com a Simpatia, que é a concatenação geral dos sentimentos egoístas, sob a
presença dos sentimentos Altruístas.
Diz-se que uma inteligência é sintética, por ter a
facilidade de reunir uma serie de dados, para formar um todo - inverso
do analítico, que pega o todo, e subdivide para análise. – Há necessidade
de se conhecer a Teoria Cerebral de Augusto Comte, para melhor entendimento da
Operação de Abstração – que é o Primeiro dos Sete Teoremas, que compõe
a Ciência Moral Teórica Positiva ou Ciência da Construção ou Psicologia
Científica}.
A Religião ou Doutrina, que incorporando
o Fetichismo Primitivo, que é tão expontâneo em nossa natureza, ás concepções
positivas, revelou sob o Monoteísmo,
após ter sido inspirada sob o
Politeísmo, adquiriu enfim sua constituição normal, e que somente na época
moderna logramos conhecer devido a descoberta dos três últimos termos da série
científica – a Biologia, a Sociologia Positiva e da a Moral Teórica
Positiva.
Não há dúvida que a Ética, isto é, a
Moral Positiva, seja ela analisada, no campo individual, familiar, civil
(governo), Ocidental, Oriental e Planetária, é formada da subordinação dos
7 sentimentos egoístas pelos 3 sentimentos Altruístas; que podemos apreciar
quando analisamos o Quadro Sistemático
da “Alma” ou as Funções Elementares do Psique Humano, segundo Augusto
Comte.
Na solução do problema humano, é absurdo pensar em eliminar
de cada indivíduo, os sentimentos egoístas, porque se o Ser Humano não as
possui-se, não depararia, com os estímulos para os Sentimentos Altruístas;
nem as condições para regular a vida, só com o Altruísmo.
Desta forma, através destes motivos, é
que o Regimen, se esforça, mais racionalmente, em
comprimir o egoísmo, bem como subordiná-lo ao Altruísmo, e com isto,
recebem a contribuição das funções elementares do Caráter; isto é, as
nossas qualidades práticas : prudência, coragem e perseverança, assim
classificadas segundo sua energia e dignidade crescente.
Mas pode o Regimen ser tirânico
de base essencialmente egoísta, subordinando o Altruísmo, se esquecendo da humildade
à gestão pública
e o cumprimento dos seus Deveres para com o Povo de sua Nação.
O que procuramos hoje é investir na propagação do Dogma Positivo, para servir de base ao Regimen Normal, que o futuro nos promete, verdadeiramente Industrial e de fato Pacífico.
Quando este dogmatismo não havia
se constituído, a infância da nossa espécie, o supriu praticamente pelo
Empirismo, e com este assegurou aos Homens, a supremacia sobre os outros
animais, repelindo os perniciosos e ferozes; e domesticando os mais úteis,
sob o impulso do fetichismo, este no início espontaneamente
concreto, e depois quando astrolático, um tanto abstrato. Em seguida
uma tal época foi sucedida pelo Politeísmo que, imaginando submeter aos seus
múltiplos deuses as diversas categorias
de fenômenos, abstraídos dos seres,
iniciou desta forma, com o método analítico, a instrução científica dos
nossos antepassados, exercitando-os na
lógica das imagens.
Foi
com o Positivismo, oriundo da cultura científica dos gregos, prosseguida pela
escola dos enciclopedistas de Hume, d´Alembert, de Diderot, de Condorcet...
de Fontenelle, e finalmente sistematizada por Comte, que teve o mérito de
achar-lhe os últimos termos, fundando a dinâmica Sociológica, e instituído
a Ciência Moral, como sendo a mais eminente de todas. Induzindo
espontaneamente em matemática, para aprender a deduzir com tal estudo;
induzindo sistematicamente na Astronomia, na Física e na Química, afim de se
habilitar ás induções transcendentes que a comparação biológica e a
filiação sociológica, por sua vez ai desdobram; o espírito humano pode,
enfim, se elevar da Análise Objetiva à Síntese Subjetiva, construindo
cientificamente a Ciência Moral, que assim transcendentemente se deduz, mais
por inspiração da lógica dos sentimentos, do que pelas duas outras (
Biologia e a Sociologia Positiva) que a esta, lhe servem de base, com os
respectivos sinais e imagens.
Ao visualizarmos o alvo, de todas as
outras ciências, a Moral Positiva,
veio Presidi-las; acompanhada das Artes Técnicas, afim de que a inteligência
melhor esclareça a atividade prática; e harmonizar as Artes Estéticas, de
modo a celebrarem publicamente, os mais profundos sentimentos, da “Alma”
Humana, no seu Culto Coletivo ao Gran Ser (Família, Pátria e Humanidade.
Assim quando professadas em seu conjunto,
a Lógica ou Ciência do Espaço, e a Física ou Ciência da Terra, ambas
concorrem para este Culto, que a Ciência da Humanidade consagra aos nossos
maiores. Rege a Humanidade ao mesmo tempo, as aplicações das duas outras,
pelo que se constitui também em Arte por excelência, a que se chamou de
Psicologia.
Compete praticamente com efeito, a Moral
unificar os três elementos da “alma individual” - os Sentimentos, a Inteligência e o Caráter, tendo em
vista presidir um conjunto de fiéis ligados pela mesma Fé Demonstrável,
através de um Culto Coletivo, que por intermédio da União Familiar, pode em
todas as Pátrias, consagrar os pensamentos e atos, de seus prestimosos
filhos, em prol da Humanidade.
Por isso, ao Subordinarmos o egoísmo ao
Altruísmo, a Análise á Síntese e o Progresso á Ordem, resumindo os três
enunciados, moral, teórico e prático, respectivamente, que revela esta
Unidade, podemos enxergar que nesta Unidade se inclui, como corolário ou por
conseqüência, a questão da EDUCAÇÂO.
Sendo a Educação indispensável a qualquer um de nós, sua solução
Moral, preside as duas outras, a Intelectual e a Prática, impondo a todos nós,
as três condições seguintes:
a) Buscar na
pureza dos sentimentos, o princípio regulador de nossos constantes esforços,
não somente materiais como mentais, afim de tornar melhor, contínuos e solidários
os atos humanos .
b) Jamais tomar
outra base para estes, a não ser nossos relativos conhecimentos, sobre a
ordem universal.
c) Em todas as circunstancias, aceitar-se resignadamente o que esta ordem nos impõe, como imutável e fatal, porém aproveitando-a naquilo que oferece de favorável à intervenção de nossa atividade.
Podemos
concluir do que foi dito, que a questão da Educação é principalmente
religiosa, quando se deseja resolve-la por este modo. Todas suas soluções já
se evidenciaram pela religião ou doutrina, porque esta :
a)
Inspirada pelo Bem Comum, considera que Vivermos por Outrém e Vivermos para Outrém, que é o mais belo objetivo da Moralidade;
b)
em todos os tempos, consagrado pelo Culto dos Mortos, que nos deixa subjetivamente Reviver em Outrém, de acordo com o privilegiada característica do Espécie Humana –
Homo-sapiens, mas jamais pela Homo-economicus e /ou pelo Homo-pisicologus;
Segue abaixo algumas máximas
de Augusto Comte, sobre a Moral
·
A
SUBMISSÃO, É A PRINCIPAL BASE DO
APERFEIÇOAMENTO MORAL
·
MUNDO MORAL, É O PRINCIPAL MOTIVO DAS ARTES
·
É CERTO QUE SOMOS TODOS
MAIS OU MENOS INCLINADOS A RESPEITAR UMA SUPERIORIDADE QUALQUER,
PRINCIPALMENTE INTELECTUAL OU MORAL
·
A MORAL SOCIAL CONSISTE PRINCIPALMENTE NO AMOR DA HUMANIDADE.
·
O APERFEIÇOAMENTO MORAL, CONSISTE NO ASCENDENTE CADA VEZ MAIS ENÉRGICO,
DA RAZÃO SOBRE AS PAIXÕES.
·
A MORAL POSITIVA, PRESCREVE
A PRÁTICA HABITUAL DO BEM, SEM NENHUMA OUTRA
RECOMPENSA QUE NÃO SEJA A
SATISFAÇÃO INTERIOR.
·
A MORAL, NÃO CESSARÁ
JAMAIS DE SE IMPOR
À POLÍTICA.
·
A HUMANIDADE NÃO DESENVOLVE NENHUM ATRIBUTO INTELECTUAL OU MORAL QUE NÃO
SE ENCONTRE, EM MÍNIMOS GRAUS ,
EM TODOS OS ANIMAIS SUPERIORES
· TODA VERDADEIRA DISCIPLINA MORAL, REPOUSA SOBRE UMA SUBMISSÃO CONSTANTE.
·
NOSSA EVOLUÇÃO MORAL SE
COMPLETA NA EXISTÊNCIA DOMÉSTICA
·
O GOVERNO CONSTITUI-SE DO
GUIA INTELECTUAL, DA CONSAGRAÇÃO
MORAL E DO REGULADOR SOCIAL.
·
A SUPERIORIDADE MORAL DA MULHER SOMENTE
PODE-SE DESENVOLVER BASTANTE, NO
SEIO DA FAMÍLIA
·
A SUBMISSÃO VOLUNTÁRIA, É A PRIMEIRA
BASE DE TODA A VERDADEIRA MORALIDADE
·
NOSSO APERFEIÇOAMENTO MORAL TEM MAIS IMPORTÂNCIA, PUBLICA
E PRIVADA , DO QUE QUALQUER APERFEIÇOAMENTO TEÓRICO OU PRATICO
·
na moraL nós estudamos a nossa natureza, afim
de regular nossa EXISTÊNCIA.
·
a REORGANIZAÇÃO POLÍTICA
será diretamente ligada
à REGENERAÇÃO moral.
·
a CIÊNCIA
e a arte tendem a se
FUNDIR finalmente na moral